FORA DO JOGO

FORA DO JOGO

(Offside)

2006 , 93 MIN.

Gênero: Comédia Dramática

Estréia: 29/06/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jafar Panahi

    Equipe técnica

    Roteiro: Jafar Panahi, Shadmehr Rastin

    Produção: Jafar Panahi

    Fotografia: Mahmoud Kalari, Rami Agami

    Trilha Sonora: Korosh Bozorgpour, Yuval Barazani

    Estúdio: Jafar Panahi Film Productions

    Distribuidora: Pandora Filmes

    Elenco

    Ayda Sadeqi, Golnaz Farmani, Mahnaz Zabihi, Masoud Kheymeh-kabood, Melika Shafahi, Mohammad Kheir-abadi, Nazanin Sediq-zadeh, Safdar Samandar, Shayesteh Irani, Sima Mobarak-Shahi

  • Crítica

    29/06/2007 00h00

    Mais uma vez, o cinema iraniano conquista corações e mentes pela sua simplicidade. E, neste caso, encanta também por abordar um dos temas mais apreciados pelos brasileiros: o futebol. Em Fora do Jogo, o premiado cineasta Jafar Panahi (o mesmo de O Círculo e O Balão Branco) narra com o despojamento de sempre a história de uma garota que tem o sonho de ver, no estádio, o jogo entre Irã e Barein pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Alemanha. O que, a princípio, não seria nenhuma epopéia, não fosse por um importante "detalhe": no Irã, as mulheres são proibidas de freqüentar os campos de futebol. A garota então se veste como um menino e tenta furar a vigilância. Não consegue, é presa, e passa pela "tortura" de ouvir a torcida sem poder ver o jogo.

    O filme critica os preconceitos iranianos contra a sociedade feminina de forma clara e direta, tendo sido, por isso mesmo, proibido no seu país de origem. Mas, antes de ser um libelo político, é uma ode de amor à liberdade e à igualdade que poucas coisas além do esporte podem proporcionar.

    Rodado em tom semidocumental no próprio estádio de Teerã, Fora do Jogo ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, empatado com Além do Desejo.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus