GALERA DO MAL

GALERA DO MAL

(Saved!)

2004 , 92 MIN.

Gênero: Comédia Dramática

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Brian Dannelly

    Equipe técnica

    Roteiro: Brian Dannelly, Michael Urban

    Produção: Michael Ohoven, Michael Stipe, Sandy Stern, William Vince

    Fotografia: Bobby Bukowski

    Trilha Sonora: Christophe Beck

    Elenco

    Jena Malone, Macaulay Culkin, Mandy Moore, Patrick Fugit

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    O que você pensa ao ver o título desse filme? Que se trata de um grupo de criancinhas aprontando todas quando seus pais viram as costas, certo? Errado. Galera do Mal trata de um filme sobre adolescentes em conflito, não somente por conta dos problemas normais da idade, mas também por causa da rigidez na educação, imposta pela escola religiosa onde estudam.

    Mary (Jena Malone) está prestes a terminar o colegial. Como toda adolescente, ela faz uma série de questionamentos como, por exemplo, se deveria ou não iniciar sua vida sexual antes do casamento. Ela tem um namorado, Dean (Chad Faust), que confessa ser homossexual pouco antes dela sofrer um acidente dentro da piscina. Ao ser resgatada por um colega que parece Jesus Cristo, Mary acredita ter recebido uma mensagem divina e decide transar com o namorado para tentar mudar a opção sexual do rapaz, mas as coisas só se complicam: os pais de Dean o mandam para um colégio reformatório e Mary fica grávida.

    Hilary (Mandy Moore) é a garota mais popular do colégio. Cristã devota e disposta a convencer todos aqueles que não concordem com sua religiosidade, ela é capaz de passar por cima de quem seja contrário a seus princípios. Já seu irmão Roland (Macaulay Culkin), paraplégico, não aceita o estilo de vida da irmã e seu fanatismo excessivo. Ironicamente, ele se encanta com o modo transgressivo de Cassandra (Eva Amurri), a única judia do colégio e a grande pedra no sapato de Hilary. Patrick (Patrick Fugit) também faz o tipo do garoto que não quer se adaptar ao ambiente ortodoxo da escola e seu objetivo é conquistar o coração de Mary, receosa de se envolver com outro rapaz novamente. O skatista da turma é filho de Skip (Martin Donovan), o pastor do colégio e também paquera de Lillian (Mary-Louise Parker), mãe de Mary.

    Diferente de outros alunos que vivem a mercê do método rígido escolar, Mary, Roland e Hilary estão sempre tentando combater os preconceitos e regras, não raro usando o humor negro para isso. A religiosidade é presente durante todo o filme. Porém, o diretor e roteirista estreante Brian Dannelly aborda o tema de uma maneira bastante pertinente e imparcial, sem ser preconceituoso, mesmo que essa imparcialidade não fique bem clara no início.

    Com boas interpretações de Jena Malone, Eva Amuri e Macaulay Culkin, Galera do Mal é uma ótima comédia subversiva, pois traz questionamentos opostos e deve bater de frente com fiéis religiosos. É um filme repleto de mensagens, maduro e profundo, daqueles que mostram que não devemos julgar as pessoas pelas aparências, já que os personagens vivem em conflitos e demonstram suas fragilidades sem medo.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus