ILUMINADOS

ILUMINADOS

(Iluminados)

2007 , 100 MIN.

12 anos

Gênero: Documentário

Estréia: 12/09/2008

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Cristina Leal

    Equipe técnica

    Roteiro: Cristina Leal, Reinaldo Pinheiro

    Produção: Aída Marques, Cristina Leal

    Fotografia: Antônio Luis Mendes

    Trilha Sonora: Erik Satie

    Estúdio: Comtexto Produções

    Elenco

    Dib Lutfi, Edgar Moura, Fernando Duarte, Mário Carneiro, Pedro Farkas, Walter Carvalho

  • Crítica

    12/09/2008 00h00

    Estréia da diretora mineira Cristina Leal na direção de um longa-metragem, o documentário Iluminados joga luz sobre profissionais sempre presentes atrás das câmeras: os fotógrafos de cinema.

    Desta forma, a diretora escolheu seis profissionais reconhecidissimos por seu trabalho no cinema brasileiro - Dib Lutfi, bastante atuante durante o Cinema Novo; Edgar Moura (Brasília 18%); Fernando Duarte (Cabra Marcado Para Morrer); o veterano Mário Carneiro (500 Almas), que morreu em setembro de 2007; Pedro Farkas (Não Por Acaso) e Walter Carvalho (Chega de Saudade), um dos fotógrafos de cinema mais requisitados da atualidade - para falar às câmeras sobre seu trabalho, influências e carreira.

    Mas, para se diferenciar de outros documentários, ou mesmo ilustrar de forma mais clara como é o trabalho dos entrevistados como diretores de fotografia, cada um assina a fotografia de uma mesma cena. Desta forma, o espectador toma conhecimento de uma maneira bem clara em que consiste a função desse tipo de profissional num filme. Aliás, esta é a questão mais interessante de Iluminados ao denotar as diferenças e provar tudo que os fotógrafos dizem em seus depoimentos.

    O filme é bem didático, na realidade, aplacando muito bem a curiosidade de espectadores apaixonados pelo cinema. De formato correto, é capaz de traçar de forma interessante esse painel dos profissionais que ajudam a construir essa tal da mágica cinematográfica que testemunhamos a cada projeção.

    No entanto, ao abordar um assunto muito específico, Iluminados acaba caindo nas graças de um público mais específico, o que não impediu que o documentário entrasse em circuito comercial, mesmo que restrito. Os cinéfilos agradecem.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus