INQUIETOS

INQUIETOS

(Restless)

2011 , 91 MIN.

Gênero: Drama

Estréia: 25/11/2011

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Gus Van Sant

    Equipe técnica

    Roteiro: Jason Lew

    Produção: Brian Grazer, Bryce Dallas Howard, Ron Howard

    Fotografia: Harris Savides

    Trilha Sonora: Danny Elfman

    Estúdio: 360 Pictures Inc, Columbia Pictures, Imagine Entertainment

    Distribuidora: Sony Pictures

    Elenco

    Barrie Wild, Chin Han, Christopher D. Harder, Colton Lasater, De AnnMarie Odom, Frank Etxaniz, Garland Lyons, Henry Hopper, Jane Adams, Jesse Henderson, Jhon Goodwin, KelleenCrawford, Kenneth L.Peterson, Kyle Leatherberry, Liz Osthus, Lusia Strus, Meg Chamberlain, Mia Wasikowska, Morgan Lee, Paul Parson, Ryo Kase, Schuyler Fisk, SheradynLee, Sotirios Bakouros, StriderSchmidt, Thomas Lauderdale, Victor Morris, William J. Eggleston

  • Crítica

    21/11/2011 14h55

    Gus Van Sant é um dos poucos diretores de Hollywood a agradar gregos e troianos com o mesmo filme. Isso porque ele pode ser, na mesma produção, radical e conservador, ora puxando o espectador para uma entrega intensa e uma caminhada na direção do filme, ora facilitando sua vida como mero consumidor de imagens.

    Milk - A Voz da Igualdade, que deu o Oscar de atuação a Sean Penn, já fora assim: conseguiu narrar para um público amplo a trajetória de uma figura ímpar na defesa dos direitos dos homossexuais. Inquietos tem a mesma caligrafia: passagens muito interessantes e sensíveis ao lado de outras banais e caretas.

    Fala-se do fim nesse filme. Não como tragédia, mas sim renascimento. Refundação de uma pessoa. É pela morte, pela quebra e ruptura que se faz possível encontrar vida, recomeço, outros caminhos. Numa história potencialmente tristonha, Van Sant retira a melancolia de cena e põe o sorriso contido. Enquanto Las Von Trier decide fazer um filme apenas sobre a melancolia, Van Sant elimina seus traços.

    Primeiro fazendo uma inversão. Inquietos começa com Enoch (Henry Hopper, filho do lendário e problemático ator Dennis Hopper, morto em 2010) frequentando funerais. O que o motiva a tal? Que fascinação que a morte exerce sobre ele? Quem surge para aparentemente responder essas questões é Annabel (Mia Wasikowska, a Alice de Tim Burton), garota descolada que o conhece num pomposo enterro.

    Essa aparente condução masculina do enredo mostrar-se-á falsa: o filme é contado sob a perspectiva dela, não dele. É a bizarra e terna relação de fraternidade entre Enoch e Annabel, amparada pelo fantasma de um kamikaze da Segunda Guerra Mundial (Ryo Kase) que sustenta Inquietos

    São dois personagens empáticos num filme anticadavérico. Justifica-se a abordagem pelo próprio título. Confrontados por uma situação imobilizante – a morte –, ele e ela decidem viver.

    Inquietos cresce se observado pelo que não é e pelos erros que poderia ter cometido. Não é melodramático e apelativo, não perde o tom certo na condução, não entrega logo no começo o que será o filme. O maior exemplo está na sequencia final, ótima resolução de roteiro e montagem. Lá na metade da história já estávamos conscientes de que Inquietos só poderia terminar daquele jeito, mas o filme encontra uma saída feliz e esperta ao passar pelo chavão.

    Mas há, porém, uma sensível diferença entre este e os outros longas mais arriscados e interessantes de Van Sant – como Mala Noche, Garotos de Programa, Elefante ou Últimos Dias: é um filme de comunicação, não de experiência, o que implica escolhas narrativas mais conservadores. Talvez porque Van Sant, em vez de falar da experiência da morte como dor, tenha optado por contá-la como esperança.

    Inquietos tem carisma, equilíbrio, coerência. Como cinema, menos interessante, o que não interfere em sua sensibilidade, charme e ternura.

  • SQL Error: Array ( [0] => 42000 [1] => 1064 [2] => You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY t.publicado_em' at line 17 )
    SQL STM: SELECT t.id, t.slug, t.titulo, t.descricao, t.publicado_em, t.id_thumb, t.url, thumb.imagem AS imagem_thumb, thumb.id_tamanho AS id_imagem_thumb, t.publicado_em FROM cin_web_cinemateca cin INNER JOIN cin_web_cinemateca_trailers_rel rel ON rel.id_cin = cin.id_cin INNER JOIN cin_web_trailers t ON t.id = rel.id_trailer LEFT JOIN cin_web_imagem_tamanhos thumb ON t.id_thumb = thumb.id_imagem_tamanho WHERE cin.id_cin = ORDER BY t.publicado_em
Deixe seu comentário
comments powered by Disqus