INQUIETUDE

INQUIETUDE

(Inquietude)

1998 , 110 MIN.

18 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Manoel de Oliveira

    Equipe técnica

    Roteiro: Júlia Buisel

    Produção: José María Morales, Patricia Plattner, Paulo Branco

    Fotografia: Renato Berta

    Estúdio: Gemini Films

    Elenco

    Irene Papas, Isabel Ruth, José Pinto, Leonor Baldaque, Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Quem viu Viagem ao Princípio do Mundo e O Convento, só para citar dois exemplos, sabe muito bem: não é nada fácil assistir a um filme de Manoel de Oliveira. Quase tudo na filmografia deste importante cineasta português é extremamente lento, ultra reflexivo, quase parado, por vezes repetitivo. Um cinema totalmente na contramão das tendências atuais. E, justamente por isso, polêmico: as obras de Oliveira são praticamente santificadas por parte da crítica, ao mesmo tempo em que estão a anos luz de agradar ao público.

    Agora, com dois anos de atraso em relação ao Rio de janeiro, São Paulo recebe Inquietude, trigésimo filme do cineasta, realizado antes de A Carta e Palavra e Utopia.

    São três histórias adaptadas de uma peça de teatro e de dois contos. Na primeira - Os Imortais - um pai (José Pinto) tenta convencer o seu filho (Luís Miguel Cintra) que a maneira mais humana e digna pra um homem fugir da humilhação da velhice decadente é o suicídio.
    A segunda - Suzy - ambientada nos anos 30, mostra uma cortesã à beira da morte (Leonor Silveira) que passa a limpo a sua vida.
    E a terceira - Mãe de Um Rio - aborda a lenda de uma camponesa (Leonor Baldaque) que tem ouro nas pontas de seus dedos.

    Produzido por França e Portugal, Inquietude traz também em seu elenco a veterana Irene Papas (do filme Z), e Ricardo Trepa, neto de Manoel de Oliveira. Provavelmente o mais antigo cineasta ainda em atividade no mundo, Manoel completará 92 anos no próximo dia 11 de dezembro.
    Vá preparado.


    01 de novembro de 2000
    ---------------------------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus