INSÔNIA

INSÔNIA

(Insomnia)

2002 , 118 MIN.

12 anos

Gênero: Suspense

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Christopher Nolan

    Equipe técnica

    Roteiro: Erik Skjoldbjærg, Hillary Seitz, Nikolai Frobenius

    Produção: Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, Edward McDonnell, Paul Junger Witt

    Fotografia: Wally Pfister

    Trilha Sonora: David Julyan

    Estúdio: Alcon Entertainment, Insomnia Media Group, Section Eight, Summit Company, Witt/Thomas Productions

    Elenco

    Al Pacino, Andrew Campbell, Chris Gauthier, Crystal Lowe, Dean Wray, Emily Perkins, Hilary Swank, Ian Tracey, James Hutson, Jay Brazeau, Jonathan Jackson, Kate Robbins, Katharine Isabelle, Kerry Sandomirsky, Larry Holden, Lorne Cardinal, Malcolm Boddington, Martin Donovan, Maura Tierney, Nicky Katt, Oliver "Ole" Zemen, Paul Dooley, Paula Shaw, Robin Williams, Tasha Simms

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Depois do grande e inesperado sucesso de Amnésia, o diretor Christopher Nolan vai buscar inspiração numa produção norueguesa de 1997 para fazer seu segundo longa: Insônia, uma boa estréia nos cinemas para este fim de semana.

    Nolan segue o roteiro básico escrito pelos noruegueses Nikolay Frobenius e Erik Skjoldbjaerg. Próximo ao Círculo Polar Ártico, região do planeta onde o Sol fica sem se pôr durante seis meses, o famoso investigador norte-americano Will Domer (Al Pacino, fantástico como sempre) é chamado para resolver o caso de uma garota brutalmente assassinada. Porém, solucionar o crime é apenas uma das preocupações de Will. Paralelamente, ele está sendo investigado pela corregedoria da polícia de Los Angeles, e o Sol brilhando 24 horas por dia não o deixa pregar o olho. Sem saber, seu estresse está apenas começando: um terrível acidente mata seu colega de investigação (é melhor não dizer como, para não estragar a surpresa) e o principal suspeito do assassinato da garota se mostra muito mais inteligente e problemático do que o próprio Will poderia supor.

    O resultado é um filme instigante. Não tão bom quanto Amnésia, é verdade, mas mesmo assim envolvente. A paisagem sempre branca do Alasca, o desespero por não conseguir dormir, o elenco repleto de bons talentos (Hilary Swank, de Meninos Não Choram, Martin Donovan, e Robin Williams fazendo um papel diametralmente oposto aos que consagraram sua carreira), tudo isso faz de Insônia um filme que merece ser conferido na tela grande.

    Nada, porém, supera a genialidade de Pacino no papel principal. Novamente cotado para o Oscar, sua interpretação é o ponto alto de um filme que ratifica o talento de Christopher Nolan. Confira.

    15 de agosto de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus