ITALIANO PARA PRINCIPIANTES

ITALIANO PARA PRINCIPIANTES

(Italiensk For Begyndere)

2000 , 98 MIN.

12 anos

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Lone Scherfig

    Equipe técnica

    Roteiro: Lone Scherfig

    Produção: Ib Tardini

    Fotografia: Jorgen Johassen

    Trilha Sonora: Rune Palving

    Estúdio: Zentropa Entertainments

    Elenco

    Anders W. Berthelsen, Anette Støvelbæk, Ann Eleonora Jørgensen, Lars Kaalund, Peter Gantzler, Sara Indrio Jensen

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Mais um filme engajado na estética do chamado Dogma 95, movimento cinematográfico criado na Escandinávia que dita uma série de regras para a realização de um filme. Entre elas, as proibições do uso do tripé e da inclusão de trilha sonora na pós-produção. Uma grande bobagem de marketing que meio mundo engoliu.

    Dogma à parte, Italiano Para Principiantes é uma comédia dramática leve e sem pretensões. Tudo acontece numa pequena cidade no interior da Dinamarca, onde não existem grandes opções de lazer, cultura e entretenimento para a população em geral. Em busca de algum tipo de convívio social, um punhado de pessoas acaba se matriculando num curso de italiano, mesmo sem terem muita noção da utilidade ou não do idioma. Uma cabeleireira, o gerente de um restaurante, uma cozinheira, uma garota oprimida pelo pai doente; de uma forma ou de outra, todos buscam na pequena classe algum escapismo para suas vidas de poucas emoções. E, se possível, encontrar um grande amor.

    Italiano Para Principiantes prova mais uma vez a força de marketing que o Dogma 95 conquistou no mundo inteiro. Mesmo sendo apenas um filme mediano, descartável e de qualidades limitadas, ele conseguiu várias premiações importantes em festivais internacionais, além de uma incrível e inexplicável indicação para Melhor Filme no European Film Awards. Não merecia tanto. Trata-se apenas de um simpático entretenimento.

    10 de abril de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus