JANELA INDISCRETA

JANELA INDISCRETA

(Rear Window)

1954 , 112 MIN.

14 anos

Gênero: Suspense

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Alfred Hitchcock

    Equipe técnica

    Roteiro: John Michael Hayes

    Produção: James C. Katz

    Fotografia: Robert Burks

    Trilha Sonora: Franz Waxman

    Estúdio: Paramount Pictures, Patron Inc

    Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

    Elenco

    Frank Cady, Georgine Darcy, Grace Kelly, Havis Davenport, Irene Winston, James Stewart, Jesslyn Fax, Judith Evelyn, Rand Harper, Raymond Burr, Ross Bagdasarian, Sara Berner, Thelma Ritter, Wendell Corey

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Missão Impossível: escrever alguma coisa que ainda não tenha sido escrita sobre Janela Indiscreta. Principalmente para o navegador do Cineclick, sempre bem informado e antenado com as coisas do cinema.
    Mas vale o registro: o clássico de Alfred Hitchcock - considerado por muitos como o melhor do Mestre - está sendo relançado nos cinemas do Brasil em cópias novas e remasterizadas. Com todo o esplendor do verdadeiro sistema Technicolor. Quem nunca o viu na tela grande não sabe o que está perdendo.

    Explorando a visão de um fotógrafo que munido de sua teleobjetiva espiona os apartamentos vizinhos, Janela Indiscreta trabalha magistralmente com toda a amplidão da tela grande. Situações e personagens desfilam pelos olhos de James Stewart (e pelos nossos) de forma fragmentada e magnética. Não é raro ver um ou outro espectador - no escurinho do cinema - inclinando um pouco o corpo aqui e ali para tentar "enxergar" algum centímetro de cena que a câmera de Hithcock não mostrou. Puro cinema interativo realizado muitos anos antes do termo sequer ter sido inventado. É o voyerismo fílmico elevado à sua máxima potência.

    Não dá para falar muito. É preciso ver. Desligue o computador agora mesmo e corra para o cinema mais próximo de você.


    23 de setembro de 2000
    ------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus