LENDAS DA VIDA

LENDAS DA VIDA

(The Legend of Bagger Vance)

2000 , 125 MIN.

anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Robert Redford

    Equipe técnica

    Roteiro: Jeremy Leven, Steven Pressfield

    Produção: Chris Brigham, Jake Eberts, Michael Nozik, Robert Redford

    Fotografia: Michael Ballhaus

    Trilha Sonora: Rachel Portman

    Elenco

    Bruce McGill, Charlize Theron, J. Michael Moncrief, Joel Gretsch, Lane Smith, Matt Damon, Michael O'Neill, Peter Gerety, Thomas Jay Ryan, Trip Hamilton, Will Smith

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Depois de destilar altas doses de romantismo no açucarado O Encantador de Cavalos, o diretor Robert Redford parte agora para a magia e para o místico no seu novo filme Lendas da Vida. Fã do livro homônimo de Steven Pressfield, Redford – que também é um dos produtores do projeto -, ele contratou o roteirista Jeremy Leven (autor de Don Juan de Marco) para transpor para a tela grande a misteriosa história de um homem chamado Bagger Vance.

    A trama fala de Rannulph (Matt Damon, de Gênio Indomável), um campeão de golfe em crise existencial. Cansado e abatido, ele só melhora o astral quando é convidado a participar de um torneio beneficente que vai reunir os melhores jogadores do mundo. Mas, mesmo assim, ele vai precisar de muita ajuda para vencer o seu desânimo. Ajuda que chega por meio da impagável figura de Bagger Vance (papel de Will Smith), um misto de conselheiro, amigo e anjo da guarda.

    Robert Redford é um diretor que divide opiniões. Por um lado, muitos o acusam de ser melodramático e até piegas. Por outro, é inegável o apuro técnico e o capricho visual dos filmes que ele dirige. Aqui, por exemplo, ele chamou o diretor de fotografia alemão Michael Ballhaus para assessorá-lo na criação das luzes e das cores do filme. Ballhaus já havia realizado ótimos trabalhos ao lado de Martin Scorsese (em A Época da Inocência) e Francis Ford Coppola (em Drácula). Novamente o alemão não decepcionou.

    Já em relação ao roteiro, apenas morno e um tanto convencional, Lendas da Vida fica devendo. O filme só não se torna sonolento graças a mais uma ótima (e sempre divertida) presença de Will Smith. O elenco também traz a bonita Charlize Theron, a mesma de O Advogado do Diabo.

    Nos Estados Unidos, Lendas da Vida não agradou. Dos US$ 60 milhões investidos no filme, apenas metade retornou nas bilheterias.

    9 de maio de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus