LIÇÕES PARA TODA A VIDA

LIÇÕES PARA TODA A VIDA

(Secondhand Lions)

2003 , 111 MIN.

Gênero: Comédia Dramática

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Tim McCanlies

    Equipe técnica

    Roteiro: Tim McCanlies

    Produção: Corey Sienega, David Kirschner, Scott Ross

    Fotografia: Jack N. Green

    Trilha Sonora: Patrick Doyle

    Estúdio: New Line Cinema

    Elenco

    Haley Joel Osment, Josh Lucas, Michael Caine, Nicky Katt, Robert Duvall

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    O "garotinho" de O Sexto Sentido já não é tão garotinho assim: ele faz 16 anos no próximo dia 10. E a boa notícia é que - diferente da esmagadora maioria dos astros mirins de Hollywood -, Haley Joel Osment continua um bom ator. Isso pode ser comprovado no belo e sensível Lições Para Toda Vida, filme que Haley fez ao lado de dois monstros veteranos do cinema: Michael Caine e Robert Duvall. Com roteiro e direção de Tim McCanlies (um dos idealizadores e escritores do seriado Smallville), Lições Para Toda Vida é uma agradabilíssima surpresa vinda de um diretor praticamente estreante. McCanlies só havia dirigido anteriormente a comédia Dancer, Texas Pop. 81, inédita no Brasil.

    O filme mostra o garoto Walter (Osment) sendo obrigado por sua mãe (Kyra Sedgwick) a passar uma temporada com seus tios distantes Garth (Michael Caine) e Hub (Robert Duvall). A intenção não tem nada de familiar. O que a mãe de Walter realmente quer é que o garoto trave amizade com os tios e descubra assim o paradeiro de um suposto tesouro que os dois velhinhos estariam escondendo no sítio deles. Não é preciso ser nenhum especialista em roteiros cinematográficos para perceber que o relacionamento entre os três a princípio será muito difícil e, aos poucos, todos cederão um pouco e sairão da história extremamente enriquecidos pela troca. A fórmula é das mais antigas. A graça do filme não está em "o que" acontece, mas sim em "como" acontece. Com habilidade e bom humor, o diretor McCanlies se apóia no excelente elenco para extrair do trio central de atores uma química que envolve o espectador durante toda a projeção. Excêntricos e divertidos, Caine e Duvall fazem o contraponto perfeito para um Haley Joel, a princípio, assustado e inseguro. Seu personagem amadurece durante a trama, numa história que dá ao garoto (ex-garoto?) outra oportunidade para provar que é bom ator.

    A mistura de realidade e fantasia, de sonho e pesadelo, de comédia e drama, é sempre muito bem dosada, fazendo de Lições Para Toda Vida uma excelente opção para toda a família.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus