LUNA PAPA

LUNA PAPA

(Luna Papa)

1999 , 107 MIN.

16 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Bakhtiar Khudojnazarov

    Equipe técnica

    Roteiro: Irakli Kwirikadze

    Produção: Claudia Steffen, Ursula Wolschlager

    Fotografia: Dusan Joksimovic, Martin Gschlacht, Rali Raltschev, Rotislav Pirumov

    Trilha Sonora: Daler Nasarov

    Elenco

    Ato Mukhamedshanov, Chulpan Khamatova, Merab Ninidze, Moritz Bleibtreu, Nikolai Fomenko, Polina Raykina

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Uma verdadeira força-tarefa multinacional uniu recursos para produzir este filme. Nada menos que Alemanha, Japão, Áustria, França, Suíça, Rússia, Usbequistão e Tadjiquistão assinam a produção de Luna Papa. No mínimo, um filme diferente.

    Nascido no Tadjiquistão (ex-república soviética), o diretor e roterista Bakhtiar Khudojnazarov classifica seu filme como tragicomédia. A história começa com Mamlakat (Chulpan Khamatova), uma jovem do interior que sonha ser uma grande atriz. Certa noite, após se apresentar no teatro local, ela é seduzida por um sujeito que se diz amigo de Tom Cruise. E que jura à garota que poderá alavancar a carreira dela. Ingênua, Mamlakat cai no engodo. Ela engravida, o rapaz foge, e a família da moça sai à caça do mentiroso. Muitas surpresas ainda estão por acontecer.

    Luna Papa obteve ótima repercussão nos recentes festivais de Toronto e de Bruxelas. Ganhou também o prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Tokyo. Para os nossos olhos e ouvidos acostumados ao produto norte-americano, trata-se de uma experiência inovadora, que merece ser conferida.

    06 de novembro de 2000
    -----------------------------------------------------
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus