MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR

MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR

(Maré, Nossa História de Amor)

2007 , 104 MIN.

12 anos

Gênero: Musical

Estréia: 04/04/2008

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Lúcia Murat

    Equipe técnica

    Roteiro: Lúcia Murat, Paulo Lins

    Produção: Branca Murat, Daniel Lion, Luís Vidal

    Fotografia: Lúcio Kodato

    Trilha Sonora: Fernando Moura, Marcos Suzano

    Elenco

    Anjo Lopes, Babu Santana, Cristina Lago, Elisa Lucinda, Flavio Bauraqui, Jefchander Lucas, Malu Galli, Marisa Orth, Vinícius D´Black

  • Crítica

    04/04/2008 00h00

    Apesar do preconceito contra filmes nacionais estar diminuindo a cada novo lançamento, Maré - Nossa História de Amor tem outra barreira para enfrentar: é um musical brasileiro. Mas antes que você torça o nariz, fique sabendo que é uma excelente produção e um ótimo entretenimento que, ainda por cima, traz uma mensagem de conscientização social. Claro que, em um filme dirigido por Lúcia Murat (Brava Gente Brasileira), sempre iremos esperar por um conteúdo inteligente.

    O roteiro escrito pela própria Lúcia, ao lado de Paulo Lins (mesma parceria de Quase Dois irmãos), é baseado na peça Romeu e Julieta de William Shakespeare, que já foi contada e recontada das mais diversas formas nos cinema. Assim como a própria Lúcia Murat gosta de dizer, Maré - Nossa História de Amor é uma releitura da obra. Porém, desta vez, podemos dizer que o texto do dramaturgo inglês finalmente colocou os pés em solo brasileiro e com certeza vai cair no gosto do público. Não é segredo que as peças de Shakespeare continuam atuais, mas o realismo do filme é de dar inveja a muitos Montecchios e Capuletos.

    A história é focada em dois jovens que se apaixonam. Analídia (Cristina Lago) é filha de um dos chefes do tráfico da favela da Maré e Jonatha (Vinícius D`Black) é irmão do chefe de uma gangue rival. A favela está dividida na guerra dessas duas facções e no meio, em um território neutro, está a escola de dança de Fernanda (Marisa Orth) que sonha em dar momentos de alegria para os jovens da comunidade, afastando-os do crime e do tráfico. A música e a dança unem ainda mais o jovem casal que sonha em viver esse amor livremente.

    Como todo bom musical, a trilha sonora surpreende misturando diversos gêneros e ritmos, desde música clássica ao funk que dominou o Brasil. Em Maré - Nossa História de Amor o elenco dá o ritmo do filme cantando músicas do Rappa, Tim Maia, Pedro Luis, entre outros. As coreografias dão um show à parte, com os espaços muito bem aproveitados, associados ao jogo de câmera, qualquer um tem vontade de sair do cinema dançando.

    Apesar do filme ter diversas qualidades, como fotografia e direção de arte brilhantes, há dois jovens atores que estão dando seu primeiro passo na carreira: Cristina Lago e Vinícius D`Black. Guarde muito bem esses nomes, pois ainda iremos ouvir falar muito desses novatos que, amparados pelo talento e experiência de Marisa Orth (Gatão de Meia Idade), deixam a paixão e a química dos personagens transcenderem a telona.

    Maré - Nossa História de Amor é vibrante, contagiante, forte e corajoso. Não deixe o preconceito te afastar desta grande produção brasileira.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus