METAL - UMA JORNADA PELO MUNDO DO HEAVY METAL

METAL - UMA JORNADA PELO MUNDO DO HEAVY METAL

(Metal - Headbanger's Journey)

2005 , 96 MIN.

14 anos

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jessica Joy Wise, Sam Dunn, Scot McFadyen

    Equipe técnica

    Roteiro: Jessica Joy Wise, Sam Dunn, Scot McFadyen

    Produção: Sam Dunn, Scot McFadyen

    Fotografia: Brendan Steacy

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Sam Dunn tem 30 anos e é formado em antropologia. Seus cabelos longos e as camisetas pretas não mentem: ele é um headbanger, como são chamados os fãs de heavy metal, gênero do rock-and-roll que consiste em músicas com muitas guitarras pesadas, basicamente. Ao lado de Scot McFadyen e Jessica Joy Wise, Dunn dirigiu e roteirizou o documentário Metal - Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal.

    O título é auto-explicativo, uma vez que Dunn conduz o espectador pela mão numa jornada que o levou à Inglaterra, Alemanha, Noruega e, claro, algumas cidades norte-americanas para mostrar, afinal, o que é o heavy metal e por que o gênero é tido como "maldito" pelos leigos. Entrevistando figuras-chave no cenário - como Tony Iommi (guitarrista do Black Sabath), Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden), Lemmy (vocalista do Motörhead), o cineasta e roqueiro Rob Zombie, Dee Snider (vocalista do Twisted Sister) e Ronnie James Dio -, o diretor aborda todos os aspectos do heavy metal que fizeram com que o gênero musical fosse considerado maldito. Perseguido por moralistas, afirmando que as músicas estimulavam a violência entre seus jovens fãs, religiosos e acadêmicos, o heavy metal sempre foi renegado como um subgênero do rock-and-roll. Ao mesmo tempo, coleciona fiéis admiradores no mundo todo, que abraçam não somente o gênero musical, mas, principalmente, todo um estilo de vida.

    O fato de Dunn ser um "metaleiro" desde os 13 anos faz com que Metal - Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal soe como uma bela homenagem ao gênero. Ao mesmo tempo, o diretor consegue tratar com seriedade os temas propostos ao tentar elucidar algumas questões relacionadas ao heavy metal, dando voz a quem ajudou a construir a fama do gênero musical, para o bem ou para o mal.

    Voltando as câmeras aos fãs, músicos e a estudiosos do gênero, Metal - Uma Jornada Pelo Mundo do Heavy Metal pode ser visto não somente pelos apreciadores da música heavy metal, mas também pelos interessados no peculiar estilo de vida que envolve o gênero musical. Ou seja, não são somente as guitarras pesadas em pauta nesta produção, mas também as cruzes e os detalhes em metal nos acessórios e roupas que os headbangers usam, entre outros aspectos que tornam esse universo tão rico e interessante, nem que seja somente antropologicamente.

    De uma forma didática, mas longe da chatice, o documentário traça um panorama do heavy metal conduzido por um fã, nada mais apropriado para se falar sobre este gênero musical.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus