Pôster de Minhocas

MINHOCAS - O FILME

(Minhocas - O Filme)

2011 , 82 MIN.

Gênero: Animação

Estréia: 20/12/2013

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Arthur Nunes, Paolo Conti

    Equipe técnica

    Roteiro: Marcos Bernstein, Melanie Dimantas, Romeu di Sessa, Thomas Lapierre

    Produção: Arthur Nunes, Mayra Lucas, Paolo Conti, Paulo Boccato

    Fotografia: Philippe Arruda

    Estúdio: Glaz Cinema

    Montador: Richard Comeau

    Distribuidora: Fox Film

  • Crítica

    19/12/2013 18h50

    Ser o primeiro longa-metragem brasileiro realizado em stop motion representa uma conquista tanto para o título quanto para o país: sinal de que a produção nacional está caminhando por campos até então inexplorados ou com poucas oportunidades de expressão.

    Com referências fiéis ao universo infantil e criaturas carismáticas, Minhocas - O Filme ultrapassa o status de pioneiro e revela 82 minutos de diversão, mesmo com roteiro e personagens simples. Seu forte é a facilidade com que o público, sobretudo a criançada, conseguirá se identificar com a história repleta de aventura e lição de moral.

    Dirigido por Arthur Nunes e Paolo Conti, o longa acompanha a fase crítica na vida do mimado e desajeitado Júnior, uma minhoca de onze anos de idade tentando conquistar seu espaço na turma. Representa o típico esteriótipo nerd: cabelo repartido ao meio e óculos fundo de garrafa, o personagem não é uma grande estrela dos esportes nem popular entre as garotas.

    É justamente durante uma frustrada tentativa de chamar a atenção que Júnior e seu amigo, Neno, são capturados por uma escavadeira, que os carrega para a superfície da terra, onde um ambicioso e vingativo tatu-bola planeja vingança contra todas as minhocas do mundo. Ao encontrar Linda, os garotos unirão forças em um trio para combater a alienação em massa de seus compatriotas.

    Embora a história seja simples, a edição e trilha sonora do filme compensam, criando sequências de perseguição animadas durante as fugas do trio da temida e nojenta Gangue da Lama, os vermes assassinos que trabalham pela alienação da comunidade das minhocas. Aliás, destaque para os personagens secundários, que muitas vezes equilibram as quedas no ritmo do filme.

    Diferente de alguns dos seus mais famosos primos de gênero como A Fuga Das Galinhas, Coraline E O Mundo Secreto e as animações sombrias de Tim Burton, todos títulos de longa-metragem em stop motion, Minhocas conta com uma trama muito mais simples e despretensiosa, beirando até ao ingênuo, mas que facilmente criará empatia com o público infantil e pré-adolescente (seu alvo principal).

    Os elementos existem e estão todos lá: crise, conquista de território, queda do grande herói, primeiro amor e o valor de se ter um amigo. Sempre funciona, e este filme não é uma exceção. Se você é adulto, vai rir com situações que já encarou em algum momento de sua puberdade. Se você é adolescente, provavelmente está passando por algo bem parecido.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus