NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO

NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO

(Notes on a Scandal)

2006 , 92 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia: 02/03/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Richard Eyre

    Equipe técnica

    Roteiro: Patrick Marber

    Produção: Allon Reich, Andrew MacDonald, Robert Fox, Scott Rudin

    Fotografia: Chris Menges

    Trilha Sonora: Philip Glass

    Estúdio: DNA Films

    Elenco

    Alice Bird, Bill Nighy, Cate Blanchett, Emma Kennedy, Judi Dench, Tameka Empson

  • Crítica

    02/03/2007 00h00

    O amargor do velho contra o frescor da juventude; o cinismo do desamor contra a exacerbada capacidade da paixão; a crueldade fria contra o calor destemperado dos sentimentos; ou simplesmente o embate entre duas grandes atrizes. Há várias maneiras de se ver Notas Sobre um Escândalo e todas bastante prazerosas.

    A partir do livro de Zoe Heller, o roteirista Patrick Marber (também autor da peça e do roteiro que originaram o filme Closer - Perto Demais) desenvolveu esta densa trama de ciúmes e vingança protagonizada por duas professoras de uma escola inglesa: a veterana Barbara Covett (Judi Dench) e a novata Sheba Hart (Cate Blanchett). Desencantada a cínica, Barbara não faz grandes planos. O "planejamento" anual de seu curso na escola St. George se resume a um único parágrafo, desdenhando qualquer possibilidade de mudanças futuras. Em contraposição, a entusiasmada professora Sheba é toda coração. Até no sobrenome. Ambas se aproximam e se tornam amigas, mas logo Bárbara descobre um segredo de Sheba, o qual a velha professora não hesitará em transformar em instrumento de coação e chantagem contra a nova "amiga". Porém, o que Bárbara quer Sheba não pode lhe dar: uma alma mais leve e feliz. A tensão entre ambas se torna cada vez mais insustentável.

    O diretor Richard Eyre (que já havia dirigido Judi Dench em Íris) tomou a decisão mais óbvia e sábia possível: apostou todas as suas fichas nas duas grandes protagonistas. O filme é delas. Praticamente, não havia como errar: Judi e Cate representam o que há de melhor em suas gerações, dão banhos de interpretações, sabem ser contidas e/ ou exacerbadas nas medidas certas e emprestam ao filme uma credibilidade ímpar. Isso sem falar na bem-vinda presença coadjuvante de Bill Nighy, outro monstro britânico da interpretação.

    Notas Sobre um Escândalo foi indicado aos prêmios Oscar de Roteiro Adaptado, Melhor Atriz para Judi Dench, Atriz Coadjuvante para Cate Blanchett e Trilha Original. Não ganhou nenhum. Ora, o Oscar...

    Só uma advertência: evite, a qualquer custo, ver o trailer de Notas Sobre um Escândalo. Ele é praticamente um resumo do filme e estraga todas as boas surpresas.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus