NOVA YORK, EU TE AMO

NOVA YORK, EU TE AMO

(New York, I Love You)

2009 , 110 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia: 18/12/2009

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  • Ficha técnica

    Direção

    • Allen Hughes, Brett Ratner, Fatih Akin, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Randall Balsmeyer, Shekhar Kapur, Shunji Iwai, Wen Jiang, Yvan Attal

    Equipe técnica

    Roteiro: Alexandra Cassavetes, Anthony Minghella, Jeff Nathanson, Joshua Marston, Natalie Portman, Stephen Winter

    Produção: Emmanuel Benbihy, Marina Grasic

    Fotografia: Benoît Debie, Declan Quinn, Mauricio Rubinstein, Michael McDonough, Pawel Edelman

    Trilha Sonora: Atticus Ross, Claudia Sarne, Ilhan Ersahin, Jack Livesey, Leopold Ross, Marcelo Zarvos, Mark Mothersbaugh, Mychael Danna, Nicholas Britell, Paul Cantelon, Peter Nashel, Shoji Mitsui, Tonino Baliardo

    Estúdio: Also Known As Pictures, Benaroya Pictures, Ever So Close, Grand Army Entertainment, Sherazade Film Development, Visitor Pictures

    Distribuidora: Califórnia Filmes

    Elenco

    Andy Garcia, Blake Lively, Bradley Cooper, Christina Ricci, Ethan Hawke, Hayden Christensen, John Hurt, Justin Bartha, Maggie Q, Natalie Portman, Orlando Bloom, Rachel Bilson, Robin Wright Penn, Shia LaBeouf

  • Crítica

    07/12/2009 16h31

    Nova York, Eu Te Amo faz parte do projeto concebido pelos produtores franceses Emmanuel Benbihy e Marina Grasic. A ideia é convidar vários cineastas a fim de dirigirem histórias que se passam numa cidade. Paris, Eu Te Amo (2006) foi o primeiro filme da série e o próximo, Rio, Eu Te Amo será filmado na cidade brasileira, com estreia prevista para 2011.

    Os produtores propuseram aos cineastas convidados que filmassem em 24 horas, editassem em uma semana e mostrassem as características marcantes de cada local da cidade onde filmaram. Por isso, Nova York, Eu Te Amo tem muitas cenas rodadas nas particulares ruas de Nova York. Diferentemente de Paris, Eu Te Amo, que tinha segmentos bem distintos, preservando de uma forma bem clara a identidade de cada diretor, este segundo filme do projeto soa mais como um longa sobre pessoas que vivem em Nova York do que uma união de curtas-metragens, como ocorria na produção sobre a cidade francesa.

    Esta decisão, de encontrar uma unidade estilística entre os segmentos, só faz com que o toque de cada diretor convidado desaparecesse. O longa todo parece ser filmado por uma pessoa, não existe identidade autoral. Outro elemento que atrapalha é a trilha sonora onipresente. Parece que, se com Paris, Eu Te Amo os produtores quiseram sublinhar a questão do cinema autoral, dando liberdade aos diretores convidados de criarem de acordo com seus estilos, em Nova York, Eu Te Amo, os produtores parecem querer fazer o contrário, não confiando na capacidade do espectador de apreciar diferentes estilos de direção; a trilha redundante sublinhando de forma óbvia os sentimentos vistos na tela só enfatiza essa impressão minha.

    A variedade de nacionalidades entre os diretores convidados faz também com que a diversidade em Nova York seja refletida em Nova York, Eu Te Amo. “Todo mundo aqui veio de algum outro lugar”, observa um personagem, o que resume essa diversidade de raças e culturas existente numa cidade grande, que poderia ser Nova York ou São Paulo. Desta forma, o filme traz uma colcha de retalhos interessante sobre os diversos tipos e sotaques que habitam a cidade.

    Uma curiosidade é que Nova York, Eu Te Amo traz a estreia de Natalie Portman como diretora, além de atuar num dos segmentos. A atriz Scarlett Johansson também dirigiu sua primeira obra para este projeto, mas seu segmento ficou de fora na sala de montagem. Os produtores justificaram a decisão afirmando que o curta da atriz, filmado em preto-e-branco, destoava demais do restante das obras apresentadas. Mais uma prova de que, embora sublinhe a diversidade cultural de Nova York, este filme não pretende mostrar os diferentes estilos na direção cinematográfica.

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