O ABISMO DE UM SONHO

O ABISMO DE UM SONHO

(Lo Sceicco Bianco)

1952 , 85 MIN.

12 anos

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Federico Fellini

    Equipe técnica

    Roteiro: Ennio Flaiano, Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Tullio Pinelli

    Produção: Luigi Rovere

    Fotografia: Arturo Gallea

    Trilha Sonora: Nino Rota

    Estúdio: P.D.C. - O.F.I

    Elenco

    Alberto Sordi, Brunela Bovo, Giulietta Masina, Leopoldo Trieste, Lilia Landi

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    O Grupo Estação lança uma verdadeira raridade nos nossos cinemas: O Abismo de um Sonho, o segundo longa-metragem dirigido pelo genial Federico Fellini, antes dele se tornar um mito do cinema. Produzido em 1952 (portanto, quando Fellini tinha somente 22 anos), o filme é escrito a oito mãos por ninguém menos que Michelangelo Antonioni, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli e o próprio Fellini.

    A trama mostra os primeiros dois dias do casamento do metódico escriturário Ivan (Leopoldo Trieste) com sua bela e jovem esposa. O casal vai para Roma com a intenção de cumprir três objetivos: passar a lua-de-mel, ter uma audiência com o Papa e encontrar o tio de Ivan. Porém, a dedicada esposa aproveita o tempo livre para visitar a redação de uma revista romântica. Sua idéia é encontrar "O Sheik Branco” (tradução literal do título original do filme), o herói de sua fotonovela preferida. A partir daí, os planos do casal ficam irremediavelmente comprometidos.

    A trilha do filme já é assinada por Nino Rota, compositor que acompanharia Fellini em suas obras mais famosas e marcaria todo um estilo – digamos – felliniano. E o elenco também já traz a presença de Giulietta Masina, que seria companheira do cineasta até seus últimos dias.

    Nem que seja simplesmente pela curiosidade histórica, o filme é programa obrigatório para os cinéfilos.

    22 de agosto de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus