poster do filme o animal cordial

O ANIMAL CORDIAL

(O animal cordial)

2017 , 98 MIN.

18 anos

Gênero: Suspense

Estréia: 09/08/2018

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Gabriela Amaral

    Equipe técnica

    Roteiro: Gabriela Amaral

    Produção: Rodrigo Teixeira

    Fotografia: Bárbara Álvarez

    Trilha Sonora: Rafael Cavalcanti

    Estúdio: RT Features

    Montador: Idê Lacreta

    Distribuidora: Califórnia Filmes

    Elenco

    Ariclenes Barroso, Camila Morgado, Diego Avelino, Eduardo Gomes, Ernani Moraes, Humberto Carrão, Irandhir Santos, Jiddu Pinheiro, Luciana Paes, Murilo Benício, Thais Aguiar

  • Crítica

    07/08/2018 11h24

    Por Juliana Varella

    O cinema brasileiro vai muito bem, obrigado. Talvez não tenhamos o porte dos americanos nem o charme dos franceses, mas, de uns tempos para cá (especialmente nos últimos seis ou sete anos), uma nova geração de cineastas vem estabelecendo entre nós um novo e empolgante padrão: o de um cinema tenso, ousado, ao mesmo tempo bruto e o delicado, misterioso e radical. E, neste novo cinema que aos poucos ganha raízes, a comédia e o romance vão dando lugar ao suspense e ao terror.

    Em 2014, um filme estranho e hipnótico chamado Quando Eu Era Vivo chamou a atenção como um desses exemplares de um novo cinema sombrio, mas ainda com um "quê" de experimental. Agora, a roteirista dele, Gabriela Amaral Almeida, estreia na direção de seu próprio longa-metragem e chega aos cinemas mostrando que as raízes já estão bem fincadas, fortes e prontas para florescer.

    O Animal Cordial apresenta um pequeno restaurante numa região remota de São Paulo. É fim de noite e os funcionários aguardam o último cliente terminar sua refeição, quando um casal entra pela porta. É uma situação banal, mas aqueles personagens estão no limite – dá para ver pelos olhos, pelas posturas cansadas, pelas provocações silenciosas ou explícitas que lançam uns contra os outros. Então, um assalto, e a panela de pressão explode para todos os lados.

    O filme é um clássico drama de ambiente único, em que um grupo de pessoas ficam confinadas num espaço e vão, aos poucos, despindo-se de sua boa educação. Aqui, não demora para que a selvageria completa se revele quase como um desabafo a esse ambiente tão obrigatoriamente cordial (no sentido, aqui, daquela polidez forçada que rege nossos espaços públicos e que incomoda um pouquinho a cada um de nós). Mas não é só isso.

    O que leva esses personagens ao limite é um conjunto de elementos implícitos que fazem deste um filme especial entre seus colegas de gênero, mesmo que familiar (talvez você pense em Tarantino, Polanski, e Relatos Selvagens provavelmente virá à mente durante a sessão). Mas a tensão costurada por Gabriela é uma que começa muito antes do fechar das portas: ela está na frustração de uma carreira errada, na insegurança na masculinidade ou na feminilidade (por que não?). Está na inveja, na idealização de um romance tóxico, no cansaço, no medo, na adrenalina, no tesão. E nas facas que cortam e abrem as carnes servidas em pratos de porcelana.

    No centro desse furacão, estão Luciana Paes ( Sinfonia Da Necrópole) e Murilo Benício (Avenida Brasil) como espectros opostos de uma mesma loucura. Ele, dono do restaurante, mantém uma postura calma e controlada enquanto comete pequenas explosões de violência sem expressar qualquer emoção. Ela, garçonete, transparece todos os sentimentos e só funciona em temperatura máxima, mas tempera essa condição com momentos de uma lucidez fria ainda mais assustadora.

    Completam o time Irandhir Santos como o chef de cozinha, Camila Morgado, Ernani Moraes e Jiddu Pinheiro como os clientes e Humberto Carrão e Ariclenes Barroso como os assaltantes. Além da direção, Gabriela assina também o roteiro e a produção fica por conta de Rodrigo Teixeira (nome que ficou famoso por lançar filmes como Me Chame Pelo Seu Nome e A Bruxa).

    O Animal Cordial estreia no dia 9 de agosto nos cinemas.

  • SQL Error: Array ( [0] => 42000 [1] => 1064 [2] => You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY t.publicado_em' at line 17 )
    SQL STM: SELECT t.id, t.slug, t.titulo, t.descricao, t.publicado_em, t.id_thumb, t.url, thumb.imagem AS imagem_thumb, thumb.id_tamanho AS id_imagem_thumb, t.publicado_em FROM cin_web_cinemateca cin INNER JOIN cin_web_cinemateca_trailers_rel rel ON rel.id_cin = cin.id_cin INNER JOIN cin_web_trailers t ON t.id = rel.id_trailer LEFT JOIN cin_web_imagem_tamanhos thumb ON t.id_thumb = thumb.id_imagem_tamanho WHERE cin.id_cin = ORDER BY t.publicado_em
Deixe seu comentário
comments powered by Disqus