O ARTICULADOR

O ARTICULADOR

(People I Know)

2002 , 100 MIN.

14 anos

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Daniel Algrant

    Equipe técnica

    Roteiro: Jon Robin Baitz

    Produção: Karen Tenkhoff, Leslie Urdang, Michael Nozik

    Fotografia: Peter Deming

    Trilha Sonora: Terence Blanchard

    Elenco

    Al Pacino, Barrymore Barlow, Greg Stebner, Kim Basinger, Mercedes Herrero, Richard Schiff, Robert Klein, Ryan O'Neal, Sophie Dahl, Téa Leoni

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Diretor do independente Nu em Nova York e de alguns episódios da série de TV Sex and the City, o cineasta Daniel Algrant conseguiu um trunfo poderoso para o seu segundo longa-metragem de cinema: Al Pacino no papel principal. Um nome que levanta qualquer filme. Pacino é a principal atração de O Articulador, um drama de baixo orçamento (para os padrões americanos, é claro), levemente baseado numa história real.

    O astro de Perfume de Mulher interpreta Eli Wuman, misto de assessor de imprensa e relações-públicas que durante toda a vida levou muito a sério a sua profissão: puxar o saco de gente famosa para conseguir clientes e benefícios da mídia. Agora, envelhecido, Eli está em crise existencial, porque percebeu que toda a sua carreira, em última análise, teve a profundidade de uma coleção de Revista Caras. Triste fim. No fundo do poço, o álcool e as drogas são inevitáveis. Porém, quando tudo parece que já chegou ao limite, a vida de Eli se afunda ainda mais: um de seus últimos clientes, Cary (Ryan O´Neal, lembra, de Love Story?), pede para que ele pague uma fiança e tire da cadeia uma jovem atriz. O que parecia ser simples dá errado e o abatido relações-públicas acaba se metendo numa rede de intrigas e mentiras que vai parar no submundo da cidade de Nova York (cenário ideal para o tema).

    O roteiro de John Robin Baitz - um estreante no cinema - pode não ser maravilhoso, mas tem os elementos essenciais para um bom entretenimento: um pouco de ação, um toque de mistério e, principalmente, um envolvente drama existencial protagonizado por um grande ator. O Articulador talvez passasse despercebido entre as estréias desta semana não fosse pela presença de Pacino. Ele vale o ingresso.

    26 de setembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus