O BARATO DE GRACE

O BARATO DE GRACE

(Saving Grace)

2000 , 94 MIN.

14 anos

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Nigel Cole

    Equipe técnica

    Roteiro: Craig Ferguson, Mark Crowdy

    Produção: Craig Ferguson, Mark Crowdy

    Fotografia: John de Borman

    Trilha Sonora: Mark Russell

    Elenco

    Bill Bailey, Brenda Blethyn, Craig Ferguson, Jamie Foreman, Martin Clunes, Tcheky Karyo, Valerie Edmond

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Estréia no Brasil a deliciosa comédia britânica O Barato de Grace, filme vencedor do Prêmio do Público no Festival Sundance do ano passado. A Grace do título é a ótima Brenda Blethyn, atriz consagrada pelo filme Segredos e Mentiras. Ela faz o papel de uma jardineira das mais competentes, que de um dia para o outro se vê afundada em dívidas, após a trágica morte do marido. O típico sarcasmo inglês já começa logo nesta cena inicial: o falecido simplesmente “caiu de um avião”, sem maiores explicações.

    Para sair da crise, Grace tem uma idéia tão brilhante quanto perigosa: aproveitar seus dotes de jardinagem e plantar maconha. Seu ajudante, Matthew (Graig Ferguson) rapidamente se torna parceiro, sócio... e cúmplice da adorável velhinha criminosa.

    O que se vê a seguir é uma hilariante sucessão de mal-entendidos, costurados com muita habilidade e humor pelo diretor Nigel Cole nesta sua estréia no cinema. Craig Ferguson, além de viver o papel de Matthew, é um dos roteiristas e também produtor do filme. O ator é mais conhecido como o arrogante Nigel Wick, chefe de Drew Carey no seriado de televisão The Drew Carey Show.

    Já Brenda Blethyn é um capítulo à parte. Ela só começou a atuar com quase 30 anos. Era desconhecida do grande público, quando o diretor Mike Leigh a escalou para estrelar Segredos e Mentiras, em 1996. O papel da mãe que é forçada a conviver com sua filha depois de anos afastadas lhe rendeu uma indicação ao Oscar, um Globo de Ouro e o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, entre outros. Em seguida, veio outra indicação para o Oscar, desta vez de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Laura, A Voz de Uma Estrela. Por seu papel em O Barato de Grace, Blethyn foi indicada ao Globo de Ouro, ao Golden Sattelite Award e ao British Independent Film Award de Melhor Atriz.

    O ator turco Tcheky Karyo (de A Grande Arte, Terra Estrangeira e O Patriota) interpreta Jacques, o chefão da droga que Grace procura em Londres.

    O Barato de Grace é mais uma prova de que o humor inglês – sempre inteligente, cínico e sutil – proporciona experiências cinematográficas muito mais gratificantes que o atual humor norte-americano, grosseiro e apelativo.

    4 de agosto de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus