O DESINFORMANTE!

O DESINFORMANTE!

(The Informant!)

2009 , 108 MIN.

14 anos

Gênero: Policial

Estréia: 16/10/2009

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Steven Soderbergh

    Equipe técnica

    Roteiro: Scott Z. Burns

    Produção: Gregory Jacobs, Howard Braunstein, Jennifer Fox, Kurt Eichenwald, Michael Jaffe

    Fotografia: Steven Soderbergh

    Trilha Sonora: Marvin Hamlisch

    Estúdio: Groundswell Productions, Jaffe/ Braunstein Enterprise, Participant Media, Section Eight, Warner Bros

    Distribuidora: Warner Bros

    Elenco

    Adam Paul, Allan Havey, Andrew Daly, Ann Cusack, Ann Dowd, Bob Zany, Brian Gallivan, Candy Clark, Carolyn R. Feltner, Chic Daniel, Clancy Brown, Cody Puckett, Craig Ricci Shaynak, Daniel Hagen, Dann Seki, David Campbell, Dick Smothers, Eddie Jemison, Elena Eustache, Elizabeth Zephyrine McDonough, Frank Welker, Gene Fojtik, Hans Tester, Hervé Deschamps, Howie Johnson, Huey Freeman, J.D. Mathein, J.P. Gillain, Jaxon Stanford, Jayden Lund, Jimmy Brogan, Joe Chrest, Joe Hammerstone, Joel McHale, Joshua Funk, Ken Frye, Larry Clarke, Lucas McHugh Carroll, Ludger Pistor, Matt Damon, Melanie Lynskey, Nick Craig, Pascal Ifri, Patton Oswalt, Paul F. Tompkins, Raymond Ma, Richard Steven Horvitz, Rick Overton, Rome Kanda, Rusty Schwimmer, Samantha Albert, Scott Adsit, Scott Bakula, Scott England, Steve Seagren, Tara Barrett, Ted LeBlang, Thomas F. Wilson, Tim Cain, Tom Papa, Tom Smothers, Tony Hale, Troy Hayes, Wayne Pére, William Marsh, Yoshio Be

  • Crítica

    18/10/2009 18h34

    O Desinformante! é o quarto filme de Steven Soderberg a entrar em circuito comercial no Brasil este ano (depois de Che, Che – A Guerrilha e Confissões de uma Garota de Programa). Soderberg é, de fato, um dos cineastas mais prolíficos do cenário atual norte-americano, mas seu nome tem cacife suficiente para sempre estrear nos cinemas por aqui numa onipresença quase única no circuito comercial. Neste filme, Soderberg entra no terreno dos dramas sobre crimes corporativos a partir da figura de Mark Whitacre.

    Tendo como base o livro O Informante, escrito por Kurt Eichenwald, repórter do jornal New York Times, O Desinformante! acompanha como o protagonista, - vivido por Matt Damon, em boa atuação – virou informante do FBI, relatando formação de cartel mundial liderada pela corporação norte-americana Archer Daniels Midland, onde o executivo trabalhava nos anos 90. Por meio de Whitacre e um pequeno grupo de agentes, o FBI descobriu um esquema montado pela empresa para roubar milhões de dólares. No entanto, na medida em que o filme avança, percebemos que o próprio protagonista tem seus segredos e não está tão limpo nesta história.

    O interessante em O Desinformante! é a forma como o roteiro se desenrola, especialmente da metade para o final, quando o filme começa a se desenvolver de uma maneira mais fluida. Por meio dos comentários em off de Whitacre, o filme adquire um tom mais pessoal, como se ele mesmo estivesse contando a história. E é a narração que dá o tom psicológico do personagem; em suas divagações, ele mostra que pode haver algo mais profundo em suas atitudes, que ele pode ter se envolvido com essa coisa de espionagem só pra se sentir como um detetive e, assim, perde o controle dos acontecimentos. Os próprios fatos e detalhes dos golpes aplicados ao longo do filme acabam ficando em segundo plano, uma vez que a ideia de O Desinformante é ser desenvolvido a partir do personagem, não dos crimes em si.

    A trilha sonora remete a filmes de espionagem, numa forma de aproximar o espectador ao que se passava na mente do protagonista. Essa carga psicológica conferida ao personagem de O Desinformante torna o filme interessante. Claro, filmes sobre tramas criminosas no mundo corporativo têm seu charme por si só, mas esse viés, unido à convincente atuação de Damon, aproximando o espectador à trama de uma forma notável.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus