O HOMEM PODE VOAR

O HOMEM PODE VOAR

(O Homem Pode Voar)

2005 , 75 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Nelson Hoineff

    Equipe técnica

    Roteiro: Henrique Lins de Barros

    Produção: Elaine Mattos

    Fotografia: Sylvestre Campe

    Trilha Sonora: David Tygel

    Estúdio: COMALT

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Há muitos anos se fala em transformar em filme - seja ficção ou documentário - a vida e a obra de um dos brasileiros mais ilustres tanto aqui como no exterior: Alberto Santos-Dumont, o inventor do avião (embora os americanos não concordem e prefiram os Irmãos Wright). Muitos projetos sobre o tema já foram feitos e abortados. Infelizmente, o documentário O Homem Pode Voar, de Nelson Hoineff não vem para preencher esta lacuna.

    Mesmo com o mérito de resgatar imagens em movimento que se julgavam inexistentes ou perdidas (entre elas, a do vôo definitivo do 14-Bis), o filme é convencional demais, pouco ou quase nada criativo e com uma estética que caberia melhor na televisão. O projeto, aliás, foi concebido originalmente para um canal de TV paga.

    São pequenos defeitos que acabam eclipsados por uma estranheza ainda maior: ainda que se propondo didático, o filme narra os fatos fora da ordem cronológica, tornando-o confuso até para exibições, por exemplo, em escolas.

    O diretor Hoineff já fez ótimos e importantes trabalhos na televisão, com documentários corajosos na extinta TV Manchete que abordavam temas palpitantes e polêmicos. Pena ele ter aberto mão desta inquietação jornalística nesta sua estréia no cinema.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus