Poster de O Irlandês

O IRLANDÊS

(The Irishman)

2019 , 210 MIN.

16 anos

Gênero: Suspense

Estréia: 14/11/2019

página inicial do filme
  • Onde assistir

    Programação

  • Ficha técnica

    Direção

    • Martin Scorsese

    Equipe técnica

    Roteiro: Charles Brandt, Steven Zaillian

    Produção: David Webb, Emma Tillinger Koskoff, Gaston Pavlovich, Gerald Chamales, Irwin Winkler, Jane Rosenthal, Martin Scorsese, Randall Emmett, Robert De Niro, Troy Allen

    Fotografia: Rodrigo Prieto

    Trilha Sonora: Robbie Robertson

    Estúdio: Fábrica de Cine, Sikelia Productions, STX Entertainment, Tribeca Productions

    Montador: Thelma Schoonmaker

    Distribuidora: netflix

    Elenco

    Al Pacino, Aleksa Palladino, Anna Paquin, Bobby Cannavale, Domenick Lombardozzi, Harvey Keitel, Jack Huston, Jake Hoffman, Jesse Plemons, Joe Pesci, Kate Arrington, Kathrine Narducci, Larry Romano, Louis Cancelmi, Paul Ben-Victor, Ray Romano, Robert De Niro, Sebastian Maniscalco, Sharon Pfeiffer, Stephanie Kurtzuba, Stephen Graham

  • Crítica

    13/11/2019 17h44

    Por Daniel Reininger

    Scorsese não tinha feito um filme de gângster desde que ganhou o Oscar de Melhor Filme por Os Infiltrados, em 2006. Talvez, por isso, ele deu tanta atenção aos detalhes em O Irlandês, obra criada para a Netflix. E ele entrega um longa introspectivo e até mesmo melancólico para a abordar o tema da moralidade humana. Tanto que um dos momentos marcantes do filme é quando a filha do protagonista, interpretada por Anna Paquin, pergunta perto do final: "Por quê?".

    A personagem mal fala durante a obra, mas diz muito com olhares. E essa simples pergunta, no momento em que é feita, tem um peso enorme. Essa personagem é um vislumbre de consciência em um mundo sem lei e seu peso está exatamente em sua falta de ação.

    O roteiro de Steven Zaillian (Gangues De Nova York) abrange décadas da vida de Frank "O Irlandês" Sheeran ( Robert De Niro), da década de 1950 até o início dos anos 2000. Ele trabalhou para o chefe da máfia da Pensilvânia, Russell Bufalino (Joe Pesci), e, eventualmente, para o líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino).

    A narrativa procura focar no desenvolvimento dos personagens e são poucos os conflitos iniciais, enquanto vemos a relação de Frank e seus dois chefes evoluir. Entretanto, aos poucos, começa a deterioração do relacionamento do protagonista com sua família e também a situação entre os seus chefões e amigos, levando a encruzilhadas interessantes.

    Muito se falou sobre o rejuvenescimento digital de De Niro, Pesci e Pacino e, de fato, leva um tempo para acostumar, mas nunca é tão esquisito quanto nos filmes da Marvel e nem bizarro como a reconstrução Peter Cushing em Rogue One: Uma História Star Wars. Na verdade, as atuações são mais importantes do que a tecnologia e isso fica claro do começo ao fim.

    Com atuações incríveis, o elenco é o grande motivo de ver essa obra. Al Pacino incendeia o filme em diversos momentos com personalidade impactante. E Pesci é a presença calma, porém amedrontadora, aquele tipo de gângster importante que ninguém quer enfrentar. Mas esse é mesmo um filme de De Niro e o personagem é o cérebro e o coração dessa trama e o ator está inspirado.

    A duração de 3h30 pedia um intervalo, afinal o cansaço contribui para o quanto o espectador vai gostar ou não do filme. Já para o streaming, não deve influenciar tanto. Independente disso, a verdade é que a edição poderia ter tido um maior desapego, afinal muitas cenas são repetidas ou desnecessárias.

    Sem se arriscar, Scorsese fez um filme reflexivo, mas capaz de divertir como seus clássicos e ainda aprofundar questões humanas relevantes. O cineasta navega por temas e situações que conhece bem e cria uma obra coesa e de muita qualidade, mas cansativa para ser assistida no cinema.

  • SQL Error: Array ( [0] => 42000 [1] => 1064 [2] => You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY t.publicado_em' at line 17 )
    SQL STM: SELECT t.id, t.slug, t.titulo, t.descricao, t.publicado_em, t.id_thumb, t.url, thumb.imagem AS imagem_thumb, thumb.id_tamanho AS id_imagem_thumb, t.publicado_em FROM cin_web_cinemateca cin INNER JOIN cin_web_cinemateca_trailers_rel rel ON rel.id_cin = cin.id_cin INNER JOIN cin_web_trailers t ON t.id = rel.id_trailer LEFT JOIN cin_web_imagem_tamanhos thumb ON t.id_thumb = thumb.id_imagem_tamanho WHERE cin.id_cin = ORDER BY t.publicado_em
Deixe seu comentário
comments powered by Disqus