O LIXO E A FÚRIA

O LIXO E A FÚRIA

(The Filth and the Fury)

1999 , 105 MIN.

14 anos

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Julien Temple

    Equipe técnica

    Roteiro: Paul Davies

    Produção: Amanda Temple, Anita Camarata, Eric Gardner

    Estúdio: Nitrate Film Ltd

    Elenco

    Glen Matlock, Johnny Rotten, Paul Cook, Sid Vicious, Steve Jones

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Os fãs dos Sex Pistols já podem começar a formar fila na porta dos cinemas: estréia neste final de semana o premiado documentário O Lixo e a Fúria, que disseca a vida da famosa banda. São depoimentos, entrevistas, imagens de arquivo (alguma bem raras, mostrando momentos de descontração do grupo) que formam um painel da trajetória de sucesso dos controvertidos Sex Pistols.

    Co-produzido entre Inglaterra e Estados Unidos, O Lixo e a Fúria centraliza sua documentação nos anos 70, período do nascimento, ascensão e morte da banda (mais precisamente, entre final de 75 e entre início de 78). Foram apenas 26 meses de vida, e nada mais do que um único álbum lançado neste período, mas a influência que os Sex Pistols exerceram sobre o conturbado panorama social e político do Reino Unido da época é inquestionável.

    Muito da polêmica criada pela banda se deve à figura de seu controvertido baixista – Sid Vicious – morto por overdose em 1979. Parte de sua vida, aliás, é retratada no filme Sid & Nancy – O Amor Mata que pouco tem a ver com este documentário. Sid está no filme, numa longa entrevista.

    O Lixo e a Fúria foi escolhido como o melhor documentário da Mostra de São Paulo, pela Associação dos Críticos de Chicago e pela Associação dos Críticos On Line dos Estados Unidos. Mesmo assim, trata-se de um trabalho direcionado especificamente para os fãs do gênero.


    5 de setembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus