O MISTÉRIO DO SAMBA

O MISTÉRIO DO SAMBA

(O Mistério do Samba)

2008 , 88 MIN.

anos

Gênero: Documentário

Estréia: 29/08/2008

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Carolina Jabor, Lula Buarque de Hollanda

    Equipe técnica

    Roteiro: Carolina Jabor, Leonardo Netto, Lula Buarque de Hollanda, Marisa Monte, Natara Ney

    Produção: Leonardo Netto, Lula Buarque de Hollanda, Marisa Monte

    Fotografia: Toca Seabra

    Trilha Sonora: Denílson Campos

    Estúdio: Conspiração Filmes

    Elenco

    Marisa Monte, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho

  • Crítica

    29/08/2008 00h00

    O principal e mais importante papel cumprido pelo documentário O Mistério do Samba é documentar de uma forma emocionante e genuína a produção dos compositores da escola de samba Portela, documentando histórias e passagens que são normalmente transmitidas somente na tradição oral. O documentário cumpre o papel de perpetuar as histórias riquíssimas envolvendo a velha Guarda da Portela, que refletem a cultura brasileira, mas que não estão arquivadas em lugar algum.

    O filme acompanha a pesquisa que a cantora Marisa Monte iniciou para produzir o disco Tudo Azul, de 2000. No documentário, há imagens de 1996, até. Ou seja, o trabalho levou nove anos para ficar como chegará às telas. No filme, a cantora, também produtora deste trabalho - em sua primeira experiência neste cargo - entrevista e acompanha o cotidiano de músicos da Velha Guarda da Portela, no Rio de Janeiro.

    A cantora (e o espectador) descobre histórias marcantes relacionadas não somente às vidas dos entrevistados, mas também descobre seu cotidiano. Claro, com muito samba, aquelas letras lindas compostas pelos sambistas e também uma canjinha de Marisa como cantora, o que não poderia faltar. Aliás, além de afetiva, a participação de Marisa como fio condutor dessa jornada na qual ela nos insere faz com que a atenção do público seja atraída de uma forma mais maciça ao documentário, vide a popularidade que a cantora tem. Ao mesmo tempo, torna-se genuína pelo interesse que ela sempre teve pelo trabalho destes músicos - interesse mostrado nos próprios discos que ela gravou ao lado da Velha Guarda da Portela.

    Evidentemente, O Mistério do Samba é o tipo de filme que agrada aos fãs do gênero musical mais genuinamente brasileiro. Mas o documentário de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor agrada, primordialmente, aos que apreciam boas canções. Apresentados por personagens tão carismáticos quanto os do filme, é melhor ainda.

    Em tempo: A organização do Festival de Cannes havia selecionado o longa brasileiro para encerrar as exibições no prestigiado evento francês este ano. A produção estava programada para ser exibida no encerramento da Mostra de Cinema de la Plage, realizada na praia, mas uma tempestade impossibilitou a exibição.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus