O MUNDO EM DUAS VOLTAS

O MUNDO EM DUAS VOLTAS

(O Mundo em Duas Voltas)

2007 , 94 MIN.

anos

Gênero: Documentário

Estréia: 27/04/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • David Schürmann

    Equipe técnica

    Roteiro: Família Schürmann, Luiz Bolognesi

    Produção: Caio Gullane, David Schürmann, Débora Ivanov, Fabiano Gullane, Paulo Ribeiro, Vilfredo Schürmann

    Fotografia: David Schürmann, Hélcio Negamine

    Trilha Sonora: Marcus Viana

  • Crítica

    27/04/2007 00h00

    Não tinha como não virar filme. Afinal, não é muita gente que dá duas vezes a volta ao mundo num pequeno barco. Principalmente tripulado por brasileiros. Como não poderia deixar de ser, a façanha foi para o cinema pelo documentário O Mundo Em Duas Voltas, com direção de David Schürmann, um dos filhos da família de aventureiros.

    O filme é resultado de duas grandes viagens realizadas pela família aventureira a mais de 30 países, cruzando três oceanos e quatro continentes. A idéia era reeditar as expedições feitas no século 16 pelo navegador português Fernão de Magalhães, que acabou descobrindo, na Patagônia, o estreito que leva o seu nome.

    O roteiro, escrito por Luís Bolognesi (que também roteirizou Bicho de Sete Cabeças) parte de uma solução interessante, elucidativa e até didática, no sentido positivo da palavra: paralelamente às belíssimas imagens que ilustram a trajetória da família em alto mar, desenhos em storyboard (assinados pelo animador francês Laurent Cardon) aliados a interpretações em estilo radiofônico contam as dificuldades, batalhas, motins e traições da expedição de Magalhães. São duas linhas narrativas, em tempos e estilos diferentes, mas no mesmo espaço geográfico.

    Talvez o maior pecado do filme seja o tom "ensaiado" de alguns depoimentos, que soam decorados e pouco espontâneos. O que não chega a tirar os méritos deste registro envolvente, recheado de belíssimas imagens.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus