O PASSAGEIRO - SEGREDOS DE ADULTO

O PASSAGEIRO - SEGREDOS DE ADULTO

(O Passageiro - Segredos de Adulto)

2006 , 100 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia: 12/01/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Flávio Tambellini

    Equipe técnica

    Roteiro: Cesario Mello Franco

    Produção: Cesario Mello Franco

    Fotografia: Pedro Farkas

    Trilha Sonora: Berna, Kassin

    Elenco

    Antônio Calloni, Antônio Pitanga, Bernardo Marinho, Carolina Ferraz, Giulia Gam, Luiza Mariani, Nelson Sargento, Othon Bastos, Silvio Guindane

  • Crítica

    12/01/2007 00h00

    Depois de produzir 20 longas e dirigir Bufo & Spallanzani, Flávio Tambellini volta à direção em O Passageiro - Segredos de Adulto, adaptação do livro homônimo de Cesário Mello Franco, que também assina o roteiro.

    O filme fala de Antônio (Bernardo Marinho), adolescente da classe alta do Rio de Janeiro, um rapaz que, apesar de não ter problemas financeiros, tem as mesmas dúvidas e inseguranças de todos os jovens de sua idade. O relacionamento com seu pai, o banqueiro Mauro (Antônio Calloni), está longe de ser dos mais afetivos e, logo nas primeiras cenas, fica evidente o clima de tensão entre ambos. Porém, quando o roteiro parece acenar com um filme sobre relacionamento pai/ filho, a violência urbana mata Mauro, obrigando Antônio a mudar as posturas de sua vida. Motivado por um misterioso batom, o rapaz começa a investigar a suposta presença de uma amante na vida do falecido pai.

    O Passageiro - Segredos de Adulto comete os pecados de abrir várias subtramas dentro da história, não se aprofundar nelas e de deixar muitas pontas soltas, num roteiro descosturado. Talvez o fato do texto do filme ser do próprio autor do livro que o originou tenha motivado este defeito, que é muito mais cinematográfico que literário. Muitos personagens parecem abrir novos caminhos para a narrativa, porém, mais tarde, percebe-se que estes mesmos caminhos permanecem intocados, com pouca ou nenhuma função dramatúrgica, gerando uma dispersão do tema central, é prejudicial ao resultado final do longa-metragem. A tentativa de unir todos estes personagens dentro de um mesmo universo em vários momentos parece forçada, fabricando encontros e situações pouco prováveis.

    Na tentativa de falar ao mesmo tempo de juventude, diferenças sociais, violência urbana, investigação policial e paixões desfeitas, O Passageiro - Segredos de Adulto acaba se perdendo no perigoso caminho das boas intenções.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus