O PREÇO DA CORAGEM

O PREÇO DA CORAGEM

(A Mighty Heart)

2007 , 100 MIN.

12 anos

Gênero: Drama

Estréia: 02/11/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Michael Winterbottom

    Equipe técnica

    Roteiro: John Orloff

    Produção: Andrew Eaton, Brad Pitt, Dede Gardner

    Fotografia: Marcel Zyskind

    Trilha Sonora: Harry Escott, Molly Nyman

    Estúdio: Plan B Entertainment, Revolution Films

    Distribuidora: UIP

    Elenco

    Amit Dhawan, Angelina Jolie, Archie Panjabi, Arif Khan, Dan Futterman, Daud Khan, Irfan Khan, Mohammed Afzal, Mushtaq Khan, Telal Saeed, Tipu Taheer

  • Crítica

    02/11/2007 00h00

    O jornalista americano Daniel Pearl (Dan Futterman, que além de ator roteirizou o premiado Capote) consegue os contatos necessários para entrevistar um importante e controverso líder no Paquistão. Após algumas negociações, a entrevista é finalmente marcada para a noite de 23 de janeiro de 2002. Daniel toma um táxi e desaparece sem deixar vestígios. Sua esposa, a também jornalista Mariane Pearl (Angelina Jolie), tenta a qualquer custo evitar o desespero e dá início a uma grande operação investigativa que une políticos, policiais e diplomatas pela busca de seu marido.

    Quem tem boa memória conhece o final deste filme, já que o caso foi amplamente divulgado pela mídia. Quem não se lembra, vai passar mais de 100 minutos envolvido num tenso clima de emoção e suspense criado pelo competente diretor inglês Michael Winterbotton. A partir do livro escrito pela própria Mariane Pearl e com roteiro de John Orloff (estreante no cinema), Winterbotton volta a exibir aqui o seu estilo político, cru e direto que o havia consagrado em Bem-Vindos a Sarajevo. Por mais que o tema permita, O Preço da Coragem evita veementemente o sentimentalismo simplista, a chantagem emocional com o espectador. Sabiamente, a direção opta pelo sóbrio, pelo flerte com o documental, como que avalizando a veracidade dos fatos. O assunto por si só já é visceral o suficiente para comportar floreios cinematográficos.

    Filmado efetivamente no Paquistão e na Índia, O Preço da Coragem tem sabor de "cinema-verdade", ainda que fique claro o viés emotivo de um roteiro escrito a partir do livro de autoria da própria esposa do personagem enfocado. Não é o primeiro filme sobre jornalistas que se sacrificam em busca da verdade, certamente não será o último, mas é um trabalho dos mais dignos e emocionantes de se ver.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus