O PRIMEIRO QUE DISSE

O PRIMEIRO QUE DISSE

(Mine Vaganti)

2010 , 110 MIN.

14 anos

Gênero: Comédia Dramática

Estréia: 01/01/2011

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Ferzan Ozpetek

    Equipe técnica

    Roteiro: Ferzan Ozpetek, Ivan Cotroneo

    Produção: Domenico Procacci

    Fotografia: Maurizio Calvesi

    Trilha Sonora: Pasquale Catalano

    Estúdio: Apulia Film Commission, Fandango, Rai Cinema

    Distribuidora: Imovision

    Elenco

    Alessandro Preziosi, Bianca Nappi, Carmine Recano, Ennio Fantastichini, Ilaria Occhini, Lunetta Savino, Massimiliano Gallo, Nicole Grimaudo, Riccardo Scamarcio

  • Crítica

    28/12/2010 14h54

    Chegou a hora do jovem Tommaso (Riccardo Scamarcio) assumir, ao lado do irmão Antonio (Alessando Preziosi), a direção do tradicional pastifício da não menos tradicional família Cantone. Mas o rapaz não se interessa nem um pouco pela fabricação de massas. Ele só quer se mudar para Roma, tornar-se um escritor e viver feliz com o namorado. Decidido a seguir seu sonho, ele pretende contar tudo à família, durante um jantar formal. Sem saber que uma inesperada surpresa, naquele mesmo jantar, mudará totalmente os seus planos.

    O Primeiro que Disse é uma boa mistura de drama e comédia. Aliás, como as famílias italianas costumam ser. É bastante tênue a linha que divide a trágico e o cômico, principalmente quando o filme (ou a família) é composto por pais, avós, tios, tias, filhos e netos, todos compartilhando o mesmo casarão.

    O tema de “sempre perseguir o seu sonho” não é exatamente uma novidade, assim como está longe de ser genial a convencional direção do turco Ferzan Ozpetek. Porém, como comédia despretensiosa, o filme funciona. Tem bons momentos de humor, alguns diálogos inspirados e belas locações na região de Lecce, ainda que resvale aqui e ali na malha de clichês que o próprio cinema italiano no decorrer dos anos se preocupou em tecer.

    Não é absolutamente necessário ter nascido em família italiana para curtir o humor muito peculiar de O Primeiro que Disse. Mas que ajuda, ajuda.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus