O RESGATE (2012)

O RESGATE (2012)

(Stolen)

2012 , 96 MIN.

14 anos

Gênero: Ação

Estréia: 25/01/2013

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Simon West

    Equipe técnica

    Roteiro: David Guggenheim

    Produção: Jesse Kennedy, Matthew Joynes, René Besson

    Fotografia: Jim Whitaker

    Trilha Sonora: Mark Isham

    Estúdio: Millennium Films, Nu Boyana Film Studios, Nu Image Films, Saturn Films, SC Films International, Simon West Productions, Wonderland Sound and Vision

    Distribuidora: Califórnia Filmes

    Elenco

    Adrienne Esteen, Aspen Steib, Avon Maser, Brian Kinney, Brooke Bezick, Christopher Fontenot, Christopher Severio, Cynthia LeBlanc, Dan Braverman, Danny Huston, Danyiell Oviedo, Darren Sumner, Dave Randolph-Mayhem Davis, David A. Cole, Derek Schreck, Desiree Ledet, Douglas Wilcox II, Edrick Browne, Edward J. Clare, Edward R. Cox, Elton LeBlanc, Emily D. Haley, Eric Hampton, Errol Suleyman, Felder Charbonnet, Garrett Hines, Gerard "Jerry" Lewis, Glen Warner, Grant Case, Gregory Allen Gabroy, J.D. Evermore, James Lesley Taylor, John L. Armijo, Jonathan Rogers, Josh Lucas, Julie Ann Doan, Ken Massey, Kyle Russell Clements, Logan Douglas Smith, M.C. Gainey, Malin Akerman, Marcus Lyle Brown, Mark Krutov, Mark Valley, Matt McHugh, Matt Nolan, Michelle Torres, Mike Zwieg, Mustafa Harris, Nicolas Cage, Rhonda Floyd Aguillard, Richard Brown, Robert Dutton, Robyn A. Cole, Russell M. Haeuser, Sami Gayle, Sharon McHenryPower, Suzanne Severio, Tanc Sade, Terry Lee Smith, Tom Cain, Tom Waite, Tony Severio, Tristan Zombi, Tyler Forrest

  • Crítica

    17/01/2013 18h57

    O que esperar de um filme de ação com Nicolas Cage como protagonista? O ator não escapa à imagem de bom moço nem quando faz um bandido. Na pele do resistente Will Montgomery, rouba bancos junto a uma quadrilha composta por dois caras de personalidade duvidosa e uma bonitona menosprezada pelos machistas. O FBI consegue rastrear o carro deles pela trilha sonora: Montgomery sempre escuta um disco inteiro do Creedence Clearwater Revival antes de cada ação.

    Além deste detalhe curioso, Montgomery mostra-se um pai muito amável com a filha pequena. Quando o grupo realiza um plano malsucedido, ele acaba na prisão e a vida dos outros envolvidos muda drasticamente, com Vincent (Josh Lucas) sofrendo o maior dos danos. Riley (Malin Åkerman) vira garçonete em um bar frequentado por policiais e Hoyt (M.C. Gainey) se isola do mundo na periferia da cidade.

    Nenhuma atuação é memorável. Talvez a transformação do personagem de Lucas após 8 anos seja a mais marcante, mas se deve muito à maquiagem. A trilha sonora, de início, parece boa. Porém, a insistente repetição da música de abertura passa a incomodar. Se a tentativa era fazer algo que chegasse perto do tema de Missão Impossível, não deu certo.

    Quando Montgomery sai da cadeia, compra um ursinho azul de pelúcia para dar à filha Alison (Sami Gayle). Com o presente fofo na mão, é recepcionado por Tim (Danny Huston), policial que o prendeu anos antes e faz o favor de levá-lo em casa. Cena engraçada.

    Vincent reaparece na trama para buscar o dinheiro roubado pela quadrilha, mas como não o consegue prontamente, sequestra a filha de Montgomery em plena terça-feira de carnaval. A partir daí a perseguição é acirrada. Desde infiltrações e roubo de dados no FBI até fugas fantásticas, o longa se desenvolve em meio a rangidos de pneus e gritos de pessoas fantasiadas.

    O milagre acontece várias vezes em O Resgate. Em uma sequência, o personagem de Cage está sendo levado à cadeia por dois policiais quando seu celular toca: é o sequestrador. Se não atender a ligação, sua filha morre. Então o protagonista desloca um dedo para conseguir escapar das algemas, agride os tiras e causa um acidente impressionante, fazendo o carro capotar várias vezes e bater violentamente. Qualquer ser humano morreria na hora. Mas ele sai ileso. E ainda atende o celular a tempo.

    Como não tem o dinheiro que Vincent quer, volta à vida do crime. A artimanha para conseguir roubar quilos de barras de ouro em cinco minutos é quase inimaginável. Se é possível realizá-la, daí são outros quinhentos. Riley demonstra uma habilidade extraordinária ao ajudar o amigo na empreitada usando salto alto. E seu cabelo impecável, mesmo após a fuga pelo subsolo da cidade, é um mistério que nem o serviço secreto americano e nem a indústria de cosméticos conseguiu desvendar.

    O Resgate mantém um clima exagerado o tempo todo, mas funciona como entretenimento. Tem passagens bem humoradas e um ritmo fluente com cenas de ação muito destrutivas. Não vai marcar a vida de ninguém, mas talvez dê algumas ideias para assaltos megalomaníacos. Azar do FBI.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus