O TEMPO E O LUGAR

O TEMPO E O LUGAR

(O Tempo e o Lugar)

2008 , 97 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia: 16/05/2008

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Eduardo Escorel

    Equipe técnica

    Roteiro: Eduardo Escorel

    Fotografia: Ricardo Stein

    Trilha Sonora: Jordana Berg

    Estúdio: Cinefilmes

  • Crítica

    16/05/2008 00h00

    Depois de co-dirigir o documentário Vocação do Poder, o cineasta Eduardo Escorel volta novamente suas lentes a figuras desconhecidas, mas com representação política, em seu novo longa-metragem, O Tempo e o Lugar. De forma simples e direta, ele apresenta a trajetória de uma figura de liderança política.

    No caso, o personagem principal de O Tempo e o Lugar é o agricultor rural Genivaldo da Silva, considerado líder numa uma comunidade rural no Sertão de Inhapi, no Alagoas. O próprio diretor explica que conheceu Genivaldo em 1996, quando o entrevistou para a série publicitária Gente Que Faz, muito popular na década de 90. O documentário acompanha a evolução das idéias do personagem em três etapas: nos anos 90, quando era ativista do Movimento Sem Terra; em 2005, quando o diretor tornou a visitá-lo e colheu suas idéias acerca do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual tinha acabado de ser expulso, e da Pastoral da Terra; finalmente, no tempo presente, Escorel mostra as idéias de Genivaldo nos dias de hoje, quando demonstra crer na militância independente de partidos políticos ou movimentos.

    O público-alvo de O Tempo e o Lugar é restrito. O documentário deve ser mais apreciado por quem se interessa por política por conta do personagem principal. Portanto, se este não é seu caso, nem se arrisque. O risco do tédio é alto. Afinal, a trajetória política do personagem é o fio condutor da história contada no filme, feita de uma forma bem direta. É interessante observar a forma como o discurso de Genivaldo evolui, mesmo porque o documentário é baseado em seus depoimentos. Também é possível traçar um paralelo entre a trajetória do líder agrícola e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desta forma, O Tempo e o Lugar tem seu valor por retratar de uma forma tão direta esta figura tão rica, porém desconhecida. Ainda.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus