O ÚLTIMO LANCE

O ÚLTIMO LANCE

(The Luzhin Defence)

2000 , 112 MIN.

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Marleen Gorris

    Equipe técnica

    Roteiro: Peter Berry

    Produção: Louis Becker, Philippe Guez, Stephen Evans

    Fotografia: Bernard Lutic

    Trilha Sonora: Alexandre Desplat

    Elenco

    Chris Thompson, Emily Watson, Fabio Sartor, Geraldine James, John Turturro, Kelly Hunter, Mark Tandy, Orla Brady, Peter Blythe, Stuart Wilson

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Um importante campeonato de xadrez é realizado num hotel de luxo. Em meio ao requinte e ao charme da competição, a estranha figura de Alexander (John Turturro de E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?) chama a atenção de todos. Ele é desleixado, mal vestido, e parece estar sempre com a cabeça em outro planeta. Porém, Alexander é um dos maiores gênios do xadrez e favorito a vencer o campeonato. Completamente desatento às convenções sociais, ele se apaixona impetuosamente por Natalia (Emily Watson, de Assassinato em Gosford Park), uma hóspede do mesmo hotel, e ambos iniciam o que parece ser um louco romance. Porém, o amor entre Alexander e Natalia incomoda os mais conservadores e as pressões sobre ambos poderão assumir proporções insuportáveis.

    Vencedora do Oscar de Filme Estrangeiro por A Louca Família de Antonia, a cineasta holandesa Marleen Gorris conduz O Último Lance dentro de um estilo emotivo e sofisticado. Para isso, conta com uma produção das mais caprichadas, direção de arte de encher os olhos, além de dois excelentes e cativantes atores que desempenham convincentemente os papéis principais. A incrível capacidade de raciocínio de Alexander se choca com sua gigantesca inabilidade de lidar com os próprios sentimentos. Uma contundente contradição que encontra ressonância na determinação quase obsessiva que Natalia tem em manter aquele amor vivo.

    O resultado é que se torna praticamente impossível não se envolver por esta bela, comovente e simples história de amor escrita por Vladimir Nabokov, o mesmo autor do polêmico Lolita.

    Uma triste curiosidade: a bela fotografia assinada por Bernard Lutic foi a penúltima de sua carreira. Em novembro de 2000, o diretor de fotografia morreu num desastre de avião na Venezuela, enquanto procurava locações para um novo filme.

    18 de março de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus