O ÚLTIMO SUSPEITO

O ÚLTIMO SUSPEITO

(City by the Sea)

2002 , 108 MIN.

16 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Michael Caton-Jones

    Equipe técnica

    Roteiro: Ken Hixon, Michael McAlary

    Produção: Brad Grey, Elie Samaha, Matthew Baer, Michael Caton-Jones

    Fotografia: Karl Walter Lindenlaub

    Trilha Sonora: John Murphy

    Estúdio: Franchise Pictures

    Elenco

    Anson Mount, Eliza Dushku, Frances McDormand, George Dzundza, James Franco, John Doman, Patti LuPone, Robert De Niro, William Forsythe

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    A pergunta é inevitável: o que Robert De Niro e Frances McDormand estão fazendo neste amontoado de clichês? Aqui, o consagrado ator interpreta Vincent La Marca, um policial durão de Nova York que tem uma difícil missão pela frente: investigar um assassinato onde o seu próprio filho Joey (James Franco, o filho do vilão em Homem-Aranha) é o principal suspeito. Inevitavelmente o lado profissional se mistura e se confunde com o emocional, abrindo espaço para um novelão policial barato, recheado de diálogos dispensáveis e de uma total carência de linguagem cinematográfica. No capítulo "clichês policiais" não falta sequer a tradicional cena da entrega da arma e do distintivo ao patrão, ridicularizada até na comédia Showtime.

    Inspirada num recorte de jornal, a trama foi filmada antes do atentando de 11 de setembro (as duas torres ainda são perfeitamente visíveis no filme). O roteiro chega a impressionar pela falta de criatividade, e a direção de Michael Caton-Jones é altamente burocrática, sem nenhum tipo de inventividade ou estilo. Esperava-se mais da dupla Caton-Jones/De Niro, que já havia atuado no bom drama O Despertar de um Homem. O resultado foi um estrondoso fracasso nas bilheterias dos EUA, onde o filme faturou pouco mais de US$ 20 milhões, apenas 1/3 de seus custos de produção.

    Curiosidade: no papel de Vanessa, está Drena De Niro, filha adotiva do ator.

    16 de maio de 2003
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. ce[email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus