Pôster de One Direction

ONE DIRECTION: THIS IS US

(One Direction - This is Us)

2013 , 92 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia: 06/09/2013

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Morgan Spurlock

    Equipe técnica

    Produção: Adam Milano, Ben Winston, Morgan Spurlock, Simon Cowell

    Fotografia: Neil Harvey

    Trilha Sonora: Simon Franglen

    Estúdio: Syco Entertainment, Warrior Poets

    Montador: Guy Harding, Pierre Takal, Wyatt Smith

    Distribuidora: Sony Pictures

  • Crítica

    02/09/2013 19h00

    O premiado documentarista Morgan Spurlock, de Super Size Me – A Dieta do Palhaço, assina esse filme sobre a boyband britânica One Direction, atual febre adolescente ao redor do mundo. E isso faz a diferença, já que o resultado é um trabalho bem realizado e não um caça-níqueis cinematográfico tentando faturar alguns milhões em cima da histeria das meninas.

    O One Direction foi lançado como conjunto pelo jurado Simon Cowell durante edição do X-Factor, gincana musical televisiva da qual participaram primeiramente em apresentações solo. Isso foi em 2010, e nem os rapazes nem Simon imaginavam o que viria a seguir.

    Como banda também não foram além do terceiro lugar no programa, mas arregimentaram uma legião de fãs ao longo da competição - e estes pensavam diferente dos jurados. Usaram as redes sociais para transformar suas canções em hits e os britânicos Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Zayn Malik , e o irlandês Niall Horan, em ídolos mundiais.

    This is Us narra o episódio e também a reviravolta repentina na vida da trupe, que teve de abandonar o cotidiano simples de classe média britânica para enfrentar a rotina de ensaios, gravações e viagens pelo mundo. E o espectador vai junto com eles em aviões, vans, ônibus, participa dos ensaios e das muitas estripulias dos rapazes, que parecem encarar o momento como se esperaria de jovens normais: como uma grande diversão.

    O longa tem, no entanto, momentos intimistas em que refletem sobre o sucesso súbito. Têm ciência de que tudo pode acabar de uma hora para outra, fato comum em se tratando de bandas de garotos e sua data de validade curta. Retrata também o lado familiar de cada um, vai ao local onde nasceram, moraram e trabalharam e revela como, individualmente, lidam com a distância dos parentes.

    Bem montado, o filme intercala com equilíbrio entrevistas, cenas de backstage e da intimidade dos rapazes com números musicais do show realizado na O2 Arena de Londres. Aqui se destaca a aplicação da tecnologia 3D, que neste caso faz jus ao objetivo do filme: levar o espectador para o palco ao lado de seus ídolos. Acredite, meninas, vocês estarão lá com eles.

    Há ainda algumas surpresas bem-vindas, como quando cantam Teenage Dirtbag e o diretor usa efeitos especiais para transformá-los em super-heróis – o resultado é bem interessante.

    Para quem tem mais 30 e só vai de acompanhante de um grupo de adolescentes entusiasmadas na sessão, não se preocupe. One Direction – This is Us é para fãs, sim, mas capaz de divertir mesmo que não conhece uma só música dos meninos britânicos, como este crítico ao entrar na sessão.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus