OS ATORES

OS ATORES

(Les Acteurs)

2000 , 103 MIN.

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Bertrand Blier

    Equipe técnica

    Roteiro: Bertrand Blier

    Produção: Christine Gozlan

    Fotografia: François Catonné

    Trilha Sonora: Martial Solal

    Elenco

    Alain Delon, Claude Brasseur, Dominique Blanc, François Berléand, Gérard Depardieu, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Belmondo, Josiane Balasko, Pierre Arditi

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Os americanos, que adoram pesquisar tudo, já chegaram há muito tempo à conclusão de que o público vai ao cinema, acima de tudo, para ver seus astros favoritos. Poucas pessoas pagam um ingresso de cinema para ver seu diretor preferido, mas muita gente pega filas e filas para ver seu ator do coração na tela grande. Assim, não é à toa que os maiores cachês do cinema são pagos aos atores, e não aos diretores, muito menos aos roteiristas que quebram a cabeça desenvolvendo a história.

    Mas, afinal, como é composto este complexo universo dos astros do cinema? O que pensam estes atores, quais são suas angústias, seus desejos? Foi pensando nisso que o roteirista e diretor parisiense Bertrand Blier escreveu e dirigiu o filme Os Atores, que estréia neste fim de semana em São Paulo. É o próprio Blier quem pergunta: "Os atores param de atuar quando a câmera pára de rodar?” E ele mesmo responde: “Acho que não."

    O filme começa com três atores franceses, fazendo seus próprios papéis, conversando num restaurante. De repente, Jean-Pierre Marielle chama a atenção de seus amigos Jacques Villeret e André Dussollier para o fato do garçom não ter trazido a jarra de água que pediu. O fato seria corriqueiro e passaria despercebido por qualquer um... menos para um ator, que tem a necessidade vital de ser visto e ouvido em qualquer situação.

    A partir daí, o filme cria um painel verdadeiro e divertido sobre as inseguranças, as peculiaridades e as neuroses desta profissão tão glamourizada e ao mesmo tempo tão suscetível. "Basicamente eu só queria me divertir com esses atores. Espero apenas que o público divirta-se tanto quanto foi divertido fazer o filme", afirma Blier, totalmente descompromissado.

    Só para registro: Bertrand Blier é filho de Bernard Blier. Não por acaso, um ator...

    19 de setembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus