OS ESPECIALISTAS

OS ESPECIALISTAS

(The Killer Elite (2011))

2011 , 116 MIN.

12 anos

Gênero: Ação

Estréia: 02/12/2011

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Gary McKendry

    Equipe técnica

    Roteiro: Matt Sherring

    Produção: Michael Boughen, Sigurjon Sighvatsson, Steve Chasman, Tony Winley

    Fotografia: Simon Duggan

    Trilha Sonora: Johnny Klimek, Reinhold Heil

    Estúdio: Ambience Entertainment, Current Entertainment, Film Victoria, International Traders, Omnilab Media, Palomar Pictures, Wales Creative IP Fund

    Distribuidora: Imagem Filmes

    Elenco

    Aden Young, Adewale Akinnuoye Agbaje, Andrew B. Stehlin, BarryStones, Ben Mendelsohn, Bille Brown, Blake O'Leary, Boris Brkic, Brendan Charleson, Chris Anderson, Clive Owen, Cody Faull, Daniel Roberts, David Whiteley, Dion Mills, Dominic Purcell, Emily Jordan, Firass Dirani, Grahame Mapp, Grant Bowler, Huw Garmon, Jack Llewellyn, Jamie McDowell, Jason Statham, Kate Neilson, Kristy Barnes-Cullen, Lachy Hulme, Matthew Nable, Melissa Martin, Michael Carman, Michael Dirani, Michael Dorman, Mohamed Dirani, Nick Tate, Ray Tiernan, Richard Elfyn, Riley Evans, Robert De Niro, Rodney Afif, SalimFayad, Sandy Greenwood, Sharbel Sukkar, Simon Armstrong, Sofia Nikitina, Stephen Phillips, Stewart Morritt, Sue Mapp, Tim Hughes, Tony Porter, Yvonne Strahovski, Zane Dirani

  • Crítica

    30/11/2011 18h00

    Os Especialistas reúne boa parte dos ingredientes essenciais a um bom filme de ação: elenco de atores durões (Jason Statham, Robert De Niro, Clive Owen, Dominic Purcell, e Aden Young), intensa troca de tiros, explosões, perseguições e pancadaria bem coreografada inserida numa trama envolvendo guerra, vingança e espionagem. Aliviando a carga de testosterona, a bela australiana Yvonne Strahovski (da série Chuck) tentando fazer do personagem principal um homem melhor.

    Nada disso resultou num grande filme do gênero, muito em razão do roteiro engessado de Gary McKendry e Matt Sherring, que despreza sutilezas, ironias e ambiguidades - que poderiam enriquecer a trama - para se prender a fórmulas desgastadas pelo uso. No fim, temos robustez, mas não refinamento e inteligência. E havia espaço para mais que socos e pontapés.

    A movimentada cena de abertura coloca o espectador na trama num átimo, graças ao bom trabalho de direção do estreante Gary McKendry. É nela que conhecemos o assassino profissional Danny Bryce (Statham) em ação ao lado de seu mentor, Hunter (Robert De Niro). Um acontecimento inesperado, no entanto, leva Bryce a uma crise de consciência que o faz deixar para trás seu passado de matanças.

    Como é de se esperar, tempos depois ele é obrigado a voltar à ativa quando Hunter é capturado por um sheik de Omã disposto a vingar a morte dos filhos assassinados por agentes da SAS, grupo de elite britânico. Sem ter como recusar a missão, Bryce forma um pequeno grupo cuja missão é eliminar três agentes das SAS protegidos pelo implacável Spike (Clive Owen).

    O filme é inspirado no romance The Men Feather, do inglês Ranulph Fiennes, que afirma contar uma história verdadeira - como deixam claro as legendas na abertura e encerramento do filme -, mas que, desde de seu lançamento, tem sua veracidade contestada por críticos que acusam o autor de forjar fatos com o intuito de vender mais livros. Detalhe pouco relevante para quem vai ver o filme.

    Na ausência de uma trama mais elaborada, a única razão para assistir a Os Especialistas fica sendo o pacote de cenas de ação que o filme consegue entregar e a boa performance do elenco. Jason Statham é o mesmo de sempre, mas o fato é que ele é competente no papel de bad guy de poucas palavras. De Niro é um coadjuvante de luxo que pouco aparece no filme, mas que brilha quando entra em cena. Clive Owen, por sua vez, faz um convincente antagonista.

    Os Especialistas, cujo título original, The Killer Elite, é o mesmo do longa de 1975 de Sam Peckinpah sobre mercenários americanos a serviço da CIA, não tem nenhuma relação com este.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus