OS GATÕES - UMA NOVA BALADA

OS GATÕES - UMA NOVA BALADA

(The Dukes Of Hazzard)

2005 , 106 MIN.

12 anos

Gênero: Aventura

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jay Chandrasekhar

    Equipe técnica

    Roteiro: Erik Stolhanske, Jay Chandrasekhar, John O'Brien, Kevin Hefferman, Paul Soter, Steve Lemme

    Produção: Bill Gerber

    Fotografia: Larry Sher, Lawrence Sher

    Trilha Sonora: Nathan Barr

    Estúdio: Warner Bros

    Elenco

    Burt Reynolds, David Koechner, Jessica Simpson, Johnny Knoxville, Seann William Scott, Willie Nelson

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Os Gatões - Uma Nova Balada chega aos cinemas engrossando o grupo de adaptações cinematográficas de clássicas séries de TV, como As Panteras, Starsky & Hutch - Justiça em Dobro e o próximo lançamento com o mesmo mote, A Feiticeira.

    Esta aventura conta as peripécias de dois primos que vivem no condado de Hazzard, no sul dos EUA: Bo (Seann William Scott) e Luke (Johnny Knoxville). O primeiro é apaixonado por seu Dodge Charger 1969, apelidado carinhosamente de General Lee, e o segundo é um mulherengo incorrigível. Juntos, formam uma química capaz de explodir a cidade onde moram. Ou salvá-la disso. É o que pretendem fazer quando descobrem que o chefão Hogg (Burt Reynolds) - o homem mais cruel de Hazzard - quer transformar o condado em uma grande mina. Ao mesmo tempo, Bo tem o sonho de vencer a etapa da corrida de Nascar que acontece em Hazzard. Seu principal oponente é Billy Prickett (James Roday), famoso piloto que nasceu na cidade, mas renega suas raízes "caipiras". E não podemos esquecer da prima Daisy Duke (Jessica Simpson), que entrou para a história por usar os menores shorts da TV. Usando seu corpo e o soco como maiores ferramentas, Daisy costuma ajudar seus primos a sair das enrascadas nas quais vivem se metendo, principalmente graças ao ramo da família Duke: chefiados pelo tio Jesse (vivido pelo cantor country Willie Nelson), fabricam e distribuem uísque ilegal. Por isso, estão sempre na mira de Hogg e seu capanga, o xerife Rosco (M.C. Gainey).

    Os Gatões - Uma Nova Balada é um filme feito sob medida para a "geração MTV", mas foram conservados alguns elementos que deram forma à série. Uma das características marcantes de Os Gatões é a questão do regionalismo. Trata-se de uma série locada no sul dos EUA e, por isso, desde o sotaque até a bandeira dos Confederados sob o carro (símbolo de racismo no país até hoje) permanecem para que a cultura sulista esteja presente em cada cena do filme. Também deu-se preferência a atores da região na escalação do elenco. Os Gatões - Uma Nova Balada conserva o narrador da TV, que faz comentários engraçadinhos em momentos de tensão. E, claro, a nova Daisy também impõe seus famosos shortinhos, cujo modelo foi atualizado, ganhando cintura baixa. Mas o elemento mais carismático nesta nova versão é o General Lee, carro de Bo que sempre o acompanha em suas peripécias. Assim como na TV, o automóvel laranja chega até a voar, protagonizando boas cenas de ação.

    Para os jovens que não acompanharam o programa, o próprio elenco já é um chamariz, incluindo os "filhos da MTV" Johnny Knoxville - revelado ao comandar o programa Jackass - e a cantora Jessica Simpson, que ficou mais conhecida depois de um reality show da emissora musical. O que não quer dizer que Os Gatões - Uma Nova Balada não funcione como uma comédia de aventura: tem piadas engraçadas (exceto as do tio Jesse) e aventura, mostrando-se melhor do que a encomenda.

    Em tempo: mais um atrativo para os que acompanhavam os seriados da década de 70: Pauline, personagem incluído especialmente no filme, é vivida por Lynda Carter, que interpretava a Mulher Maravilha no seriado homônimo, exibido de 1976 a 79.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus