OS PALHAÇOS

OS PALHAÇOS

(I Clowns)

1971 , 91 MIN.

12 anos

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Federico Fellini

    Equipe técnica

    Roteiro: Bernardino Zapponi

    Produção: Elio Scardamaglia, Federico Fellini, Ugo Guerra

    Fotografia: Dario Di Palma

    Trilha Sonora: Nino Rota

    Elenco

    Alvaro Vitali, Anita Ekberg, Annie Fratellini, Billi Scotti, Carlo Rizzo, Charlie Rivel, Federico Fellini, Gigi Reder, Pierre Étaix

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Incrível. Rodado há mais de 30 anos, Os Palhaços, do mestre Federico Fellini, permanecia inédito no circuito comercial brasileiro. Não se trata de relançamento: esta é a primeira vez que o filme chega aos nossos cinemas, excetuando-se as mostras especiais. Filmado na Itália e na França, Os Palhaços é um documentário que investiga as origens e o cotidiano desta categoria tão especial. Entre o circo e o teatro, entre a cômico e o dramático, a profissão de palhaço vive numa eterna corda bamba entre a pantomima milenar e o avanço tecnológico da mídia de massa. Fellini mostra tudo isso e muito mais, por meio de depoimentos emocionantes e emocionados, levantando inclusive histórias de palhaços históricos como Pierrot e seu criado Auguste, Pierre Etaix, Fanfulla e a Família Fratellini.

    Com extrema leveza narrativa, o velho mestre escancara ao público tanto a sua paixão pelo assunto como a sua função de documentarista. Ele próprio surge na tela como entrevistador, num procedimento que pode até ser comum hoje em dia, mas era inovador há 30 anos. Tudo flui com uma leve e deliciosa descontração pertinente ao tema, longe do formalismo rígido do documentário tradicional, e o resultado é uma viagem onírica tipicamente felliniana.

    Os Palhaços foi produzido originalmente para a televisão italiana, mas graças à sua qualidade ele chegou com sucesso em cinemas de vários países. Sua exibição no Brasil a partir deste 20 de dezembro é uma bela forma de se iniciar o ano de 2003, que marcará os dez anos da morte de Fellini.

    19 de dezembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus