OS SIMPSONS - O FILME

OS SIMPSONS - O FILME

(The Simpsons Movie)

2007 , 90 MIN.

12 anos

Gênero: Animação

Estréia: 17/08/2007

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Matt Groening

    Equipe técnica

    Roteiro: James L. Brooks, Matt Groening, Sam Simon

    Produção: Al Jean, James L. Brooks, Matt Groening

    Trilha Sonora: Hans Zimmer

    Elenco

    Dan Castellaneta, Hank Azaria, Harry Shearer, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Pamela Hayden, Tress MacNeille, Yeardley Smith

  • Crítica

    17/08/2007 00h00

    Quase 20 anos após a criação da série de TV em animação Os Simpsons, os personagens ganham a tela grande pela primeira vez em longa-metragem. Os Simpsons - O Filme traz a família amarela mais non sense dos EUA em uma aventura que mistura o humor sagaz característico do programa às proporções faraônicas típicas de produções hollywoodianas. E em animação 2D, diferentemente dos longas-metragens do gênero que vêm inundado os cinemas nos últimos tempos.

    Quando os membros da banda Greenday morrem diluídos no poluído rio de Springfield durante um show na cidade, as atenções são voltadas ao excesso de detritos lançados no local. O alerta é dado pela sempre engajada Lisa, filha exemplar de Marge e Homer. O prefeito da cidade decreta, então, que o rio deve ser conservado e sua limpeza deve ocorrer imediatamente. Após um "acidente" (daqueles proporcionados pela genial burrice do patriarca) envolvendo Homer e seu novo porco de estimação, o processo é posto a perder e a Casa Branca - conduzida por Arnold Schwarzenegger - ex-Mister Universo e ator de Hollywood que hoje é governador do Estado da Califórnia - decreta Springfield a cidade mais poluída dos EUA. A Agência de Proteção Ambiental é mobilizada para que o local seja imediatamente isolado por uma redoma gigante e a prova de qualquer rompimento.

    Mas esta trama é somente a "ponta do iceberg" de tudo que acontece no filme. A história de Os Simpsons - O Filme foca cada um dos personagens principais da série, ao mesmo tempo em que traz um roteiro bastante ágil e muito bem desenvolvido - o texto vinha sido trabalhado desde 2003 e teve mais de 150 versões. O humor presente em Os Simpsons - O Filme não tem medo de ser politicamente incorreto, brincando com temas polêmicos, como política, religião, o patriotismo norte-americano, meio ambiente e homossexualidade. Tudo isso com uma dinâmica hilariamente inofensiva, mostrando que uma aventura mais longa não é motivo para que as piadas fossem mais leves, muito pelo contrário.

    Com duração maior do que os pouco mais de 20 minutos dos episódios de Os Simpsons na TV, Os Simpsons - O Filme precisou de uma trama mais elaborada para manter a atenção do espectador presa durante os 87 minutos de projeção. Nada muito difícil quando a tarefa é executada por Matt Groening e James L. Brooks - principais roteiristas do filme e criadores dos personagens. Os Simpsons - O Filme pode ser mais longo do que os episódios da série, mas está longe de ser maçante. O roteiro ainda traz referências a alguns blockbusters e sucessos nos cinemas norte-americanos, como Uma Verdade Inconveniente, Titanic e Homem-Aranha, ajudando a seduzir ainda mais o espectador.

    Os Simpsons - O Filme mantém a linha cômica que conquistou tantos fãs desde 1989, quando o seriado foi criado. E, se grande parte deles vinha reclamando dos sinais de cansaço que ela vinha apresentando na TV após 18 temporadas (a 19ª estréia nos EUA em outubro de 2007), esta produção mostra que Groening e Brooks têm fôlego de sobra para criar situações bizarras e absolutamente hilariantes em torno das aventuras da família liderada por Homer Simpson. As principais características dos personagens seguem marcantes na produção e, mesmo quando suas reações e atitudes são esperadas, a diversão do público é garantida.



Deixe seu comentário
comments powered by Disqus