POR ÁGUA ABAIXO

POR ÁGUA ABAIXO

(Flushed Away)

2006 , 85 MIN.

Gênero: Animação

Estréia: 15/12/2006

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • David Bowers, Sam Fell

    Equipe técnica

    Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais

    Produção: Cecil Kramer, David Sproxton

    Fotografia: Brad Blackbourn, Frank Passingham

    Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams

    Elenco

    Andy Serkis, Bill Nighy, Hugh Jackman, Ian McKellen, Jean Reno, Kate Winslet, Shane Richie

  • Crítica

    15/12/2006 00h00

    Os estúdios Aardman conseguiram notoriedade na área cinematográfica por desenvolver produções em stop motion, técnica de animação que consiste na fotografia de modelos reais que, juntos quadro a quadro, formam um filme. Depois de ganharem um Oscar de Melhor Curta-Metragem em 1994, foram responsáveis pela produção de uma das animações mais divertidas de todos os tempos, Fuga das Galinhas, de 2000. Conhecidos exatamente por suas produções em stop motion, os estúdios se rendem à tecnologia digital em co-produção com a DreamWorks. O resultado é Por Água Abaixo, provando que essa mudança na técnica do estúdio inglês não afetou em nada a qualidade de suas produções.

    Por Água Abaixo se passa num mundo submerso, mas está longe das cores do fundo do mar presente em animações recentes. Aqui, o cenário é o esgoto de Londres, onde vai parar Roddy (voz de Hugh Jackman na versão original), um rato de estimação que costumava viver sozinho numa mansão no chique bairro londrino de Kensington. Lá, ele conhece a simpática rata Rita (dublada por Kate Winslet). Independente, apesar de ter uma numerosa família, ela representa tudo que Roddy não é, sendo sua parceira ideal nesta divertida aventura. No esgoto, a dupla descobre que um maléfico sapo (voz de Ian McKellen) e seus capangas têm terríveis planos a serem executados durante a final da Copa do Mundo de 2002 e, juntos, tentam impedi-los ao mesmo tempo em que buscam por um caminho para levar Roddy de volta ao Alto, como é conhecida a superfície de Londres na visão dos habitantes dos esgotos.

    Está formado o cenário ideal para que aconteça um desfile de personagens divertidos e carismáticos. O desenvolvimento do roteiro, bem como dos personagens, é feito de forma cuidadosa. O fato desta animação da Aardman ser feita em digital não fez com seus personagens perdessem o frescor encontrado nos de produções anteriores, muito pelo contrário. A construção dos cenários, grandiosa e muitas vezes sombria, faz com que a animação fuja da limpeza estética presente na maioria das animações infantis (sem trocadilhos com o fato do filme se passar no esgoto, no caso). O uso da trilha sonora funciona muito bem, especialmente nas figuras das simpáticas "lesmas cantoras".

    Inteligente e divertido, o filme tem como trunfos o carisma dos personagens (o que costuma encantar aos menores) e o roteiro, que flui de forma dinâmica ao explorar a solidão confortável do personagem principal versus a simplicidade rodeada de familiares de sua parceira de aventuras. Não há muitas dúvidas: Por Água Abaixo é uma das melhores animações que entraram em circuito comercial este ano.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus