Pôster de Por Que Você Partiu?

POR QUE VOCÊ PARTIU?

(Por Que Você Partiu?)

2013 , 94 MIN.

10 anos

Gênero: Documentário

Estréia: 16/08/2013

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Eric Belhassen

    Equipe técnica

    Roteiro: Eric Belhassen, Marc Belhassen

    Produção: Eric Belhassen, Marc Belhassen

    Fotografia: Mauro Martins

    Trilha Sonora: Eric Belhassen

    Estúdio: Boca a Boca Filmes, Teleimages

    Montador: Eric Belhassen, Nick Story

    Distribuidora: Imovision

  • Crítica

    13/08/2013 18h41

    Assisti a esse interessante e bem realizado documentário seguido de um bate-papo com seus personagens principais, cinco chefes de cozinha franceses que moram e trabalham no Brasil. São eles Laurent Suaudeau, Erick Jacquin, Frédéric Monnier, Roland Villard, Alain Uzan e Emmanuel Bassoleil. Por meio de suas histórias pessoais, o filme investiga as razões que os levaram a deixar sua terra natal para seguir carreira do outro lado do Atlântico.

    As motivações de seus exílios, particulares e distintas entre si, se conectam todas ao exílio do próprio autor do filme, o produtor e diretor francês Eric Belhassen, cujo questionamento de seu velho pai – ainda incapaz de compreender a partida do filho - dá titulo ao filme e permeia os dramas de outros pais, mães e irmãos deixados na França.

    Por que Você Partiu? surpreende logo de cara pela habilidade de Belhassen em mergulhar na intimidade e extrair sentimentos recônditos desses profissionais. Principalmente se levarmos em conta que franceses são bem diferentes dos brasileiros quando se trata de fazer revelações pessoais diante de uma câmera. O resultado é um filme sustentado de ponta a ponta na emoção, que transita entre a França e o Brasil apoiado numa miríade de sentimentos diversos como amor, saudade, alegria e amargura.

    É claramente perceptível que o diretor teve traquejo e sensibilidade ao adaptar sua abordagem a cada um dos personagens. Essa percepção das idiossincrasias dos chefs – todos com personalidades e motivações diferentes -, somada à paciência comum aos bons documentaristas (Belhassen rodou 125 horas de material bruto que resultaram em 94min. de filme), resultou numa produção sóbria, harmoniosa e cativante. O cineasta merece elogios também pelo desprendimento na hora da edição, que divide com o montador Nick Story. São poucas as arestas a aparar, as redundâncias são mínimas e o equilíbrio narrativo é ótimo.

    O filme não se atém somente às relações familiares desses profissionais e seu exílio no Brasil, mas traz também muitas curiosidades para o espectador. Ficamos sabendo, por exemplo, que cozinheiros franceses de renome consideram os chefs que migram para outros países como "traidores" da orgulhosa culinária francesa. Os que ousam misturar ingredientes brasileiros a tradicionais pratos franceses são ainda mais mal vistos, quase hereges. Estes, por sua vez, não poupam críticas ao bairrismo e competitividade franceses, que, segundo afirmam, estão derrubando a culinária do país.

    "Há 25 anos existia companheirismo entre os cozinheiros franceses, como ainda existe entre nós aqui no Brasil. Não existia a mídia como é hoje, que alavanca a promoção pessoal muito mais do que o setor. Hoje é praticamente impossível reunir cinco chefs num mesmo filme lá na França", afirma Laurent Suaudeau. Erick Jacquin, o mais espontâneo do quinteto, é incisivo: "O problema é que chef de cozinha se acha. Sempre digo que um cara que não consegue ser um bom cozinheiro na França é uma babaca, porque lá tem tudo, todos os ingredientes, os melhores. A verdade é que a competição entre chefs não permite esse tipo de filme por lá".

    Mas se na França não é viável, no Brasil foi possível. Por Você Partiu? é um documentário com a simplicidade de execução de um bom prato caseiro e a pitada de sofisticação das emoções humanas.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus