PQD

PQD

(PQD)

2006 , 90 MIN.

anos

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Guilherme Coelho

    Equipe técnica

    Roteiro: Guilherme Coelho, Márcia Watzl, Nathaniel Leclery

    Produção: Guilherme Coelho, Mariana Ferraz, Raquel Zangrandi

    Fotografia: Alberto Bellezia

    Trilha Sonora: Aloysio Compasso

    Estúdio: VideoFilmes

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Depois de sua estréia na direção de um documentário em longa-metragem que falava sobre a realidade de jovens cariocas (Fala Tu), o cineasta carioca Guilherme Coelho realiza seu segundo trabalho nessa metragem em PQD, que também aborda esse tipo de objeto, mas num recorde totalmente diferente.

    Coelho e sua equipe acompanham, durante um ano, 70 jovens que prestam serviço militar - obrigatório no país para jovens ao completar 18 anos - em um quartel da Brigada Pára-quedista na Vila Militar, no Rio de Janeiro. PQD aprofunda-se na história de nove meninos nesta jornada, acompanhando os preparativos, expectativas de desejos desses personagens que têm em comum a vontade de entrar para o Exército principalmente como uma possibilidade de conseguir um "rumo" na vida, no sentido profissional, principalmente.

    PQD é interessante principalmente por acompanhar um grupo social raramente retratado pelo cinema brasileiro. Além da questão do militarismo atual ser pouco explorada por produções brasileiras, o filme ainda enfoca uma parcela da juventude que vê no serviço militar - abominado pela maioria dos jovens ao completarem 18 anos - uma possibilidade de se integrar socialmente e profissionalmente. Ao acompanhar de perto um período significante na formação desses personagens, o documentário também é capaz de mostrar como suas aspirações mudam, evoluem e amadurecem durante este ano, tão significativo em suas formações, independente do ingresso definitivo dos jovens na carreira militar.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus