[REC]

[REC]

([Rec])

2007 , 85 MIN.

16 anos

Gênero: Terror

Estréia: 14/11/2008

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Jaume Balagueró, Paco Plaza

    Equipe técnica

    Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo, Paco Plaza

    Produção: Julio Fernández

    Fotografia: Pablo Rosso

    Trilha Sonora: Xavier Mas

    Estúdio: Filmax

    Elenco

    Javier Botet, Manuel Bronchud, Manuela Velasco, Martha Carbonell

  • Crítica

    14/11/2008 00h00

    Polêmica à vista: o terror/ suspense espanhol [Rec], vencedor de cinco prêmios e 16 indicações em festivais europeus, teria copiado a badalada produção norte-americana Cloverfield - Monstro? A julgar pelo calendário, é mais provável que o inverso tenha acontecido: enquanto [Rec] estreou mundialmente no Festival de Veneza, em 29 de agosto de 2007, seu "similar" americano só teve sua primeira pré-estréia em 16 de janeiro de 2008. No caso, então, teria havido tempo hábil para Cloverfield produzir um clone tão rapidamente? Ou tudo não passaria de uma inexplicável "conjunção de astros" do mercado cinematográfico mundial?

    Explica-se: a grande sacada, o grande ponto positivo de [Rec] é exatamente o mesmo de Cloverfield. Ou vice-versa. A ação se inicia como se estivéssemos assistindo a um vídeo qualquer, feito com uma única câmera, sem edição, sem acabamento profissional cinematográfico, enfim, um vídeo que qualquer um de nós poderia estar gravando em qualquer lugar. É dado ao espectador um único ponto de vista e nada mais. De repente, sem grandes explicações, o caos se instaura bem diante das lentes desta filmagem amadora. E o espectador é "convidado" a participar da barbárie através do ponto de vista deste cinegrafista solitário, pego completamente de surpresa.

    Em, Cloverfield - O Monstro, vemos uma prosaica gravação de uma festinha particular que acaba sendo testemunha ocular de um monstro que destrói Nova York . Em [Rec], acompanhamos o trabalho de uma jornalista (Manuela Velasco, vencedora do Goya de Melhor Atriz por este filme) e seu operador de câmera realizando uma reportagem - até certo ponto sonolenta - que registra o dia-a-dia de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Até o momento em que uma saída noturna rotineira, que pa[Rec]ia uma simples operação de resgate, se converte num pesadelo de sangue e horror.

    A direção e o roteiro foram feitos a quatro mãos por Jaume Balagueró e Paco Plaza, cineastas que têm injetado sangue novo no cinema e na TV espanholas. Jaume (39 anos na época da filmagem) e Paco (34) já [Rec]eberam dezenas de prêmios na Europa, embora ainda sejam pouco conhecidos do público brasileiro.

    Independente da polêmica com Cloverfield, [Rec] é vigorosamente assustador e tenso. Cru e cruel. Alguns sustos pregados na platéia foram extensivos ao próprio elenco. Na cena na qual o bombeiro despenca da escada, por exemplo, os próprios atores desconheciam o que iria acontecer (exceto o próprio bombeiro, evidentemente). E, para ressaltar o clima realista das cenas, nenhum cenário foi produzido para o filme, rodado inteiramente em locações reais.

    Na verdade, o ideal mesmo seria o espectador ver o filme sem ler absolutamente nada sobre ele, garantindo assim o susto do inusitado. Mas agora já foi...

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus