RÉQUIEM - UM ENCONTRO COM FERNANDO PESSOA

RÉQUIEM - UM ENCONTRO COM FERNANDO PESSOA

(Requiem)

1998 , 100 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Alain Tanner

    Equipe técnica

    Roteiro: Alain Tanner, Antonio Tabucchi, Bernard Comment

    Produção: Alain Tanner, Gérard Ruey, Jean-Louis Porchet, Paulo Branco

    Fotografia: Hugues Ryffel

    Trilha Sonora: Michael Wintsch

    Elenco

    Alexandre Zloto, André Marcon, Canto e Castro, Cecile Tanner, Francis Frappat, Márcia Breia, Zita Duarte

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Suíça, França e Portugal se uniram, já há mais de quatro anos, para a realização deste filme que só agora chega aos cinemas de São Paulo (no Rio, ele estreou em 1998).

    Tudo começa num domingo escaldante em Lisboa. Em pleno sol do meio-dia, o francês Paul (Francis Frappat) espera por alguém que não aparece. Frustrado, ele começa a vagar pelas ruas quase desertas da capital portuguesa, onde cruza com os mais diferentes tipos. Um chofer de táxi que não conhece a cidade, uma cigana que lhe fala sobre seu futuro, um vigia de cemitério, amigos. Alguns vivos, outros mortos que lhe aparecem sob a forma de fantasmas ou, talvez, de alucinações. É trocando idéias com personagens tão inusitados que Paul vai montando o quebra-cabeças da sua vida.

    Repleto de dúvidas, pensamentos vagos e crises existenciais, Réquiem exige bastante do espectador. Muito longe de ser apenas um entretenimento, o filme propõe enigmas e charadas que apenas os fãs da cultura e da literatura portuguesas (principalmente de Fernando Pessoa) conseguirão decifrar satisfatoriamente. Para tornar tudo ainda mais difícil, a cópia que está sendo exibida no Brasil não traz legendas para os diálogos falados no complicado português de Portugal.

    Um filme direcionado especialmente para os amantes do chamado “cinema de arte”, repleto de divagações poéticas e considerações filosóficas.

    Repare no papel do vigia do cemitério a presença de Raul Solnado, comediante português que chegou a atuar em vários programas humorísticos na televisão brasileira.

    28 de março de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista especializado em cinema desde 1980. Atualmente é crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e do Canal 21. Às sextas-feiras é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus