RESGATE ABAIXO DE ZERO

RESGATE ABAIXO DE ZERO

(Eight Below)

2005 , 125 MIN.

Gênero: Aventura

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Frank Marshall

    Equipe técnica

    Roteiro: Dave DiGilio

    Produção: David Hoberman, Doug Davison, Patrick Crowley

    Fotografia: Don Burgess

    Trilha Sonora: Kirk Francis

    Estúdio: Touchstone Pictures, Walt Disney Pictures

    Montador: Christopher Rouse

    Distribuidora: Walt Disney Pictures

    Elenco

    August Schellenberg, Bruce Greenwood, Gerard Plunkett, Jason Biggs, Panou, Paul Walker, Wendy Crewson

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Nada mais Disney: baseada na Antártica, uma equipe de técnicos e cientistas necessita abandonar o local o mais rápido possível, por causa de uma fortíssima tempestade que se aproxima. Durante a operação, eles são obrigados a abandonar na neve os oito cães que utilizavam para puxar os trenós. Todos os humanos se salvam, mas o guia Jerry (Paul Walker, de Velozes e Furiosos) não consegue se conformar com o abandono dos cachorros, que ele considerava verdadeiros amigos. Ele decide então fazer o possível e o impossível para retornar à base, nem que seja somente para resgatar os prováveis corpos dos animais.

    Resgate Abaixo de Zero obedece às antigas fórmulas dos chamados "filmes-família", uma especialidade dos estúdios Disney há décadas. A proposta é criar um entretenimento de fácil assimilação para todas as faixas etárias, evitando violência, ousadias e polêmicas. A música não pára, existe sempre um coadjuvante divertido (no caso, Jason Biggs, de American Pie) e ainda sobra espaço para um romancezinho. O resultado, como não poderia deixar de ser, acaba se tornando morno, convencional e previsível, desagradando quem busca emoções mais fortes (cinematograficamente falando) e satisfazendo os fãs de um leve passatempo familiar.

    A direção é de Frank Marshall, que nunca se mostrou um grande diretor, mas é um dos mais bem-sucedidos produtores do cinema atual, tendo produzido vários dos maiores sucessos de Steven Spielberg. Marshall, que também promete Indiana Jones 4 e Jurassic Park 4 para os próximos anos, faz aqui um trabalho apenas burocrático, seguindo à risca a "fórmula Disney", criando quase nada, mas agradando ao grande público, que deixou mais de US$ 80 milhões de dólares somente nas bilheterias dos EUA.

    Resgate Abaixo de Zero foi baseado no filme japonês Nankyoku Monogatari (1983), que chegou a concorrer no Festival de Berlim. A produção japonesa, por sua vez, se inspirou num caso verídico acontecido numa base daquele país instalada na Antártica. Nesta refilmagem americana, as imagens não foram efetivamente rodadas no famoso "Continente Gelado": os produtores preferiam optar por Canadá, Noruega e Groelândia.

    Resgate Abaixo de Zero é um filme que deve agradar mais aos cinófilos que aos cinéfilos.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus