ROLLERBALL

ROLLERBALL

(Rollerball)

2001 , 95 MIN.

14 anos

Gênero: Ação

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • John McTiernan

    Equipe técnica

    Roteiro: David C. Wilson, Howard A. Rodman, John Pogue, Larry Ferguson, William Harrison

    Produção: Beau St. Clair, Charles Roven, John McTiernan, Norman Jewison

    Fotografia: Helen Jarvis

    Trilha Sonora: BT, Eric Serra

    Elenco

    Andrew Bryniarski, BT, Chris Klein, Jean Reno, Kata Dobó, LL Cool J, Rebecca Romijn

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Estados Unidos, Alemanha e Japão uniram suas forças para jogar 70 milhões de dólares no lixo: a causa de todo este prejuízo é o péssimo Rollerball, que aproveita a mesma idéia do filme homônimo de 1975. Não dá para dizer que é uma refilmagem, tamanhas as diferenças entre ambos.

    A história se passa no futuro, em que um estranho jogo chamado Rollerball conquista as platéias do mundo graças à sua violência. Trata-se de uma mistura de basquete e hóquei sobre patins, onde há poucas regras e os lances violentos – mais do que tolerados – são incentivados. O inescrupuloso Petrovich (o ótimo Jean Reno desperdiçado num papel histriônico), dono de uma das equipes competidoras, logo percebe que quanto maior o grau de pancadaria durante o jogo, maiores são os índices de audiência. Conseqüentemente, ele faz todo o tipo de sujeira nos bastidores para que o sangue corra solto durante as partidas.

    E só. O filme não tem envolvimento, não tem uma boa história para contar, os jogos são confusos e os personagens não têm carisma. Chris Klein, de American Pie, faz o que pode, mas é impossível alguém se sair bem com um roteiro tão tosco. Além disso, a direção de arte é um exagero visual que cansa rapidamente qualquer retina. É apenas mais um caso de pura exploração da violência.

    Não foi à toa que o filme foi rejeitado nas bilheterias dos EUA, onde não chegou a faturar 20 milhões dos 70 que custou. E já está bom demais.

    26 de setembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. [email protected]

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus