RRRRRRR!!! NA IDADE DA PEDRA

RRRRRRR!!! NA IDADE DA PEDRA

(RRRrrrr!!!)

2004 , 95 MIN.

12 anos

Gênero: Comédia

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Alain Chabat

    Equipe técnica

    Roteiro: Jean-Paul Rouve, Marina Foïs, Maurice Barthélemy, Pierre-François Martin-Laval

    Produção: Francis Barrois

    Fotografia: Laurent Dailland

    Trilha Sonora: Frédéric Talgorn

    Elenco

    Christian Bergner, Cyril Casmeze, Damien Jouillerot, Gaëlle Cohen, Gérard Depardieu, Gilles Conseil, Jean Rochefort, Joseph Beddelem, Marina Foïs, Michel Bouis, Patrick Médioni, Samir Guesmi

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    A comédia RRRrrrr!!! Na Idade da Pedra estreou na França em janeiro de 2004. Com um humor extravagante, traz uma trama recheada de situações desconexas e piadas sem sentido que nos leva a um mundo pré-histórico ainda mais exótico que o roteiro escrito por cinco pessoas: Maurice Barthélemy, Marina Fois, Pef Martin-Laval, Jean-Paul Rouve e Alain Chabat.

    A história é bem criativa e inusitada. RRRrrrr!!! Na Idade da Pedra mostra a rotina de duas tribos que vivem há 35 mil a.C., em plena pré-história. A tribo dos Cabelos Limpos possui o segredo da fórmula do xampu que a tribo dos Cabelos Sujos tanto deseja. Apesar das diferenças e das diversas tentativas de roubo da fórmula, as duas tribos vivem em paz até que um assassinato abala a pacata vida dos Cabelos Limpos, sendo este o primeiro crime da história da humanidade. Ninguém entende por que matar um homem, no caso uma mulher, já que um dia todos vão morrer naturalmente ou serem devorados por algum animal. Alain Chabat interpreta o curólogo da tribo dos Cabelos Limpos, uma espécie de curandeiro e mestre religioso, que anda com um cachorro empalhado no colo.
    Pedro (Maurice Barthélemy) é o chefe da tribo na qual todos se chamam Pedro e Pedra. Apesar de ser inocente e medroso, é curioso e inicia uma investigação ao lado de uma atrapalhada dupla. A partir daí, começam muitas confusões e uma seqüência de cenas mais esdrúxula que a outra.

    O filme foi escrito e estrelado por uma trupe francesa de comediantes chamada Les Robins des Bois. RRRrrrr!!! Na Idade da Pedra é o primeiro filme do grupo cuja maioria de seus trabalhos se concentra no teatro. Como comédia, o filme não vale a pena, as piadas são pobres e se adaptariam muito melhor em esquetes teatrais, o que deixa claro que o texto da trupe não se libertou de suas origens. Mas o elenco merece destaque. Além da presença do consagrado Gérard Depardieu (O Homem da Máscara de Ferro) como o chefe da tribo dos Cabelos Sujos, há ainda Pef Martin-Laval (Asterix e Obelix: Missão Cleópatra) e Jean-Paul Rouve (Herói Por Acaso) como a dupla de investigadores mais preguiçosa da pré-história.

    Alain Chabat (Asterix e Obelix: Missão Cleópatra) é o diretor do longa, além de atuar e também participar do roteiro. Sua maior experiência no cinema é como ator, mas essa não é a primeira vez que acumula funções em um longa-metragem. Em Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002), ele também foi diretor, roteirista e ator, assim como em Didier - Homem Pra Cachorro, de 1997, que lhe rendeu o prêmio César de Melhor Primeira Obra. Chabat também fez a dublagem do ogro Shrek na versão francesa.

    Outro ponto positivo de RRRrrrr!!! Na Idade da Pedra é a produção de arte que criou um mundo pré-histórico um tanto quanto atípico, onde cachorros são chamados de cachorromutes - sendo que a única diferença são os dentes de mamutes -, assim como as galinhamutes, hipopótamutes, ursomutes e outros animais. Apesar da maioria das cenas ser externa, o que poderia ter causado dificuldade na criação dos cenários, as locações criam o efeito desejado ao nos remeter direto ao período em que acontece a história, fazendo-nos sentir na própria Idade da Pedra.

    RRRrrrr!!! Na Idade da Pedra é uma história descontraída com grandes atores que salvam as fracas piadas e cenas de humor que apelam demais para o non sense.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus