SEGUNDA-FEIRA AO SOL

SEGUNDA-FEIRA AO SOL

(Los Lunes al Sol)

2003 , 113 MIN.

Gênero: Drama

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Fernando León de Aranoa

    Equipe técnica

    Roteiro: Fernando León de Aranoa, Ignacio del Moral

    Produção: Elias Querejeta, Jaume Roures

    Fotografia: Alfredo F. Mayo

    Trilha Sonora: Lucio Godoy

    Elenco

    Javier Bardem, José Ángel Egido, Luís Tosar, Nieve de Medina, Pepo Oliva

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    A tristeza e o vazio do desemprego são o tema deste sensível Segunda-Feira ao Sol, filme que a Espanha escolheu para representá-la no Oscar do ano passado, em detrimento ao festejado Fale com Ela, de Almodóvar. Tudo se passa numa pequena cidade industrial, ao norte da Espanha. Um grupo de amigos se reúne freqüentemente num bar para beber, trocar idéias e jogar conversa. Entre eles, porém, existe um pânico em comum: o fantasma do desemprego, que assombra a todos, minimizando vidas e ceifando as dignidades.

    Trata-se de um belíssimo trabalho do cineasta Fernando Leon de Aranoa, que aqui no Brasil teve exibido o seu também ótimo Segredos em Família. O tema é sensibilidade à flor da pele, e as interpretações são nunca menos que magníficas. Principalmente a de Javier Bardem, mais gordo, de barba e quase irreconhecível.

    Uma fotografia em tons escuros ressalta ainda mais o tom de opressão vivido pelos personagens, e a direção de Aranoa conduz o bom roteiro com interesse e grandes doses de humanidade. Mais uma vez, o cinema espanhol nos brinda com um excelente trabalho.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus