Pôster de Sem Amor

SEM AMOR

(Loveless)

2017 , 127 MIN.

14 anos

Gênero: Drama

Estréia: 08/02/2018

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Andrey Zvyagintsev

    Equipe técnica

    Roteiro: Andrey Zvyagintsev, Oleg Negin

    Produção: Gleb Fetisov, Sergey Melkumov

    Fotografia: Mikhail Krichman

    Trilha Sonora: Evgueni Galperine, Sacha Galperine

    Estúdio: Fetisoff Illusion, Les Films du Fleuve, Non-Stop Productions, Senator Film Produktion, Why Not Productions

    Montador: Anna Mass

    Distribuidora: Sony Pictures

    Elenco

    Aleksandr Sergeev, Aleksey Fateev, Aleksey Rozin, Anastasiya Stezhko, Andris Keiss, Anna Gulyarenko, Daria Pisareva, Evgeniy Venediktov, Evgeniya Dmitrieva, Irina Vilkova, Kristina Isaykina, Lyubov Sokolinskaya, Maksim Stoyanov, Maryana Spivak, Matvey Novikov, Natali Starynkevich, Natalya Vinokurova, Polina Aug, Sergey Badichkin, Sergey Borisov, Tatyana Khramova, Tatyana Ryabokon, Varvara Shmykova, Vladimir Vdovichenkov, Yanina Hope, Yuriy Kasmynin, Yuriy Mirontsev

  • Crítica

    05/02/2018 17h09

    Por Daniel Reininger

    O drama Sem Amor, obra de Andrey Zvyagintsev, de Leviatã, diretor conhecido por criar situações dramáticas intensas, volta a escancarar questões negativas da sociedade russa moderna. O longa indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro tem uma intensidade hipnótica e uma ambigüidade angustiante. O longa mostra como o povo do país está à mercê de forças implacáveis num mundo sem empatia.

    A trama acompanha uma família de classe média à beira do fim. Como Leviatã, Sem Amor usa relacionamentos conturbados como metáfora para como as pessoas se distanciam uma das outras num mundo hiper conectado, além de mostrar a incompetência da polícia e dos órgãos públicos, o exagero de burocracia, a falta de empatia social e como o comportamento abusivo é sistemático.

    Em meio à separação do casal principal, a dúvida é o que será feito com o filho de 12 anos. Logo de cara, a cena mais pesada entrega uma discussão repleta de frieza e desinteresse pelo bem-estar do menino, que ouve, desesperado, à discussão escondido no banheiro. É um momento forte e de cortar o coração.

    O que pareceria ser um drama sobre a decisão do futuro do menino, se torna uma busca desesperada quando o garoto não volta para casa um dia após a escola. O longa usa essa situação para explorar ainda mais os temas principais da obra e mostrar como os pais e filhos não se conhecem. Como resultado, aprofunda a sensação de indiferença e falta de empatia daquela sociedade preocupada em manter a aparência, mas sem realmente demonstrar esse sentimento pelo próximo.

    O longa usa a neve e constantes diálogos sobre as baixas temperaturas como metáfora para a frieza da sociedade. A discussão é relevante, mas a narrativa se perde um pouco ao alongar demais a busca pelo garoto, com cenas visualmente inspiradas, de fotografia cuidadosa, mas com pouco conteúdo realmente. Com isso, a trama se torna arrastada e mais agilidade na montagem ajudaria a causar ainda mais impacto.

    A trilha sombria, cenários desolados, como de um centro esportivo abandonado, e paisagens frias ajudam a reforçar a situação social decadente e criam uma visão, ao mesmo tempo, bela, assustadora e cheia de simbolismos. A falta de esperança toma conta da narrativa e isso é reforçado, especialmente, com noticiários caóticos e cenas sobre personagens aparentemente irrelevantes, mas cujas atitudes dizem muito e reforçam o tema.

    O longa possui ainda grandes atuações e uma qualidade técnica impecável. Além disso, a trama constrói tensão emocional o suficiente para sustentar um clímax intenso, na qual a reação dos personagens torna esse momento catártico. As cenas seguintes, porém, mostram o quão perturbados aqueles personagens são ao retornarem a velhos hábitos, passado o momento de emoção intensa.

    Sem Amor é um filme pesado e cheio de alegorias para abordar problemas centrais na sociedade russa, mas possui elementos que podem ser reconhecidos por praticamente qualquer sociedade ocidental também. Como representante russo ao Oscar, é um dos fortes concorrentes ao maior prêmio do cinema de forma justa.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus