SOB A NÉVOA DA GUERRA

SOB A NÉVOA DA GUERRA

(The Fog of War)

2003 , 95 MIN.

Gênero: Documentário

Estréia:

página inicial do filme
  • Ficha técnica

    Direção

    • Errol Morris

    Equipe técnica

    Produção: Errol Morris, Julie Bilson Ahlberg, Michael Williams

    Fotografia: Peter Donahue, Robert Chappell

    Trilha Sonora: Philip Glass

  • Crítica

    22/05/2009 11h03

    Estréia nas salas brasileiras nesta sexta-feira 26 o vencedor do Oscar de Melhor Documentário deste ano. Trata-se do ótimo e imprescindível Sob a Névoa da Guerra (The Fog of War, EUA, 2003), que tem como personagem Robert McNamara, ex-secretário de Defesa dos governos John Kennedy e Lyndon Johnson.

    McNamara, apesar das suas origens modestas, ocupou um dos mais altos cargos do poder público estadunidense e esteve no centro das mais profundas crises bélicas dos últimos anos, da Segunda Guerra Mundial à Guerra do Vietnã, passando pelas crises da Guerra Fria. No filme, além das revelações dos bastidores do poder, o que se vê é um perfil mais humilde e humano de McNamara, bem diferente da imagem de metódico e durão difundida pela imprensa ao longo dos anos.

    Sob a Névoa da Guerra não é um documentário que surpreende por sua estrutura. Na verdade, sua montagem é tradicional, intercalando imagens com depoimentos. O que chama a atenção é o seu conteúdo histórico de importância incomensurável e a constatação a que o espectador chega, perplexo, de quão perto o mundo esteve de uma guerra nuclear. Em um trecho do documentário, o próprio McNamara revela que o que evitou a 3ª Guerra Mundial foi a sorte simplesmente: "A racionalidade não nos salva", diz.

    Entre as imagens de arquivo, Sob a Névoa da Guerra mostra trechos de gravações de reuniões secretas que aconteciam no Salão Oval da Casa Branca. Nelas, é possível ter uma idéia do clima de tensão em torno do mais dramático momento da Guerra Fria, a crise dos mísseis de Cuba, em 1962. Mas, no filme, o episódio ganha uma nova interpretação. Sai a versão em que John Kennedy e seu irmão Bob salvam o planeta de uma guerra nuclear com perícia política e entra em cena uma nova história envolvendo arroubos pueris e falta de bom senso. Para embasar as declarações de McNamara, o filme traz inéditos trechos de conversas telefônicas gravadas entre o ex-secretário de Defesa e seus superiores na Casa Branca. Algumas das gravações utilizadas no documentário foram liberadas meses antes do filme entrar em fase de montagem.

    McNamara fala também dos cinco meses que antecederam o lançamento das bombas atômicas que impuseram um final à Segunda Guerra. No documentário, ele levanta profundos questionamentos sobre a participação moral dos Aliados na Segunda Guerra. ''O objetivo de ganhar uma guerra justifica uma nação ter ordenado o massacre de 100 mil civis em apenas uma noite?''

    Sob a Névoa da Guerra é mais do que um documentário, é um importante e inquietante relato que nos leva à reflexão sobre a fragilidade das estruturas do poder e as incongruências da guerra.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus